Pular para o conteúdo principal

Conservadorismo desmascara falso "Espiritismo" brasileiro e leva-lo ao fim

(Autor: Kardec McGuiver)

Dizem os mais sábios que mentira tem perna curta. Mas esta mentira durou mais de 130 anos. Depois de enganar multidões por um período relativamente longo, o que os brasileiros conhecem como "Espiritismo", algo que seria uma ciência infelizmente transformada em uma igreja de dogmas absurdos e contraditórios, começa a ruir graças a sua incapacidade de sustentar teses sem lógica, que pareciam agradáveis a muitos ingênuos seguidores.

As declarações recentes de Divaldo Franco, considerado pela opinião pública como a maior liderança daquilo que o senso comum define como "Espiritismo", tem deixado muitos seguidores de cabelo em pé, se esquecendo de que a versão brasileira da doutrina sempre foi conservadora e totalmente rompida com a racionalidade da doutrina original.

Muitos se esquecem das declarações de Chico Xavier no programa popularesco Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, onde... digamos... vomitou o mais retrógrado conservadorismo a ponto de exaltar ditadores e torturadores e condenar movimentos sociais e integrantes das classes oprimidas, numa atitude que destruiu de vez o mito do velhinho bondoso que "só vivem em prol dos mais necessitados". Esta declaração está de acordo com o que pensa a FEB a instituição que responde pelo "Espiritismo" brasileiros e que não segue orientação kardeciana e sim Roustainguista, apesar de não assumir isso publicamente.

Kardec era um progressista assumido e atuante. Era simpatizante das ideias de Karl Marx e há uma lenda que diz que os dois teriam se encontrado, embora nada exista de confirmável sobre este episódio. Já Roustaing era um advogado conservador, de orientação católica e que sonhava em ver a sua igreja aceitando ideias como reencarnação e comunicação com os mortos. Mesmo assumidamente karedeciano, o "Espiritismo" brasileiro sempre defendeu as ideias de Roustaing sem mencionar a autoria, a ponto de estar secretamente registrado nos estatutos da FEB.

Mas esta confusão que admite um autor e segue outro começa a ruir. Mesmo que dê para mentir durante longo tempo, não dá para mentir eternamente. As mentiras do "Espiritismo" brasileiro começam a ruir através das declarações conservadoras de Divaldo Franco, ele mesmo uma figura retrógrada que fala como um padre e se veste como um professor do século XIX.

Um manifesto onde verdadeiros espíritas aparecem como signatários tenta colocar Divaldo, suposta maior liderança da doutrina e que Herculano Pires classificou como um impostor responsável por uma caridade considerada "condenável" (nas palavras do próprio tradutor kardeciano), em seu devido lugar.

O "Espiritismo" brasileiro merece entrar em uma fase onde possa arrancar de vez as aspas aqui colocadas. Descartar o igrejismo febiano consagrado por figuras intrusas como Bezerra de Menezes e Chico Xavier (seguidos sem hesitação pelo ultraconservador Divaldo Franco) e retomar a racionalidade consagrada por Allan Kardec, infelizmente reduzido pelos brasileiros a um objeto de bajulação.

Como há males que vem para o bem, os escândalos recentes envolvendo Divaldo Franco podem destruir de vez o falso "Espiritismo" contaminado por inúmeras contradições e incontáveis absurdos. Chega de sermos enganados e retomemos os estudos sobre a vida espiritual. Os espíritos querem falar, mas não neste circo de ilusões a quela a doutrina foi reduzida no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um