Pular para o conteúdo principal

Divaldo Franco e o sofrimento por escolhas erradas

(Autor: Professor Caviar)

É muito fácil se promover pelo malabarismo das palavras e comercializar tudo isso em palestras e livros. Mais fácil ainda é usar o mel das palavras e a desculpa que os lucros e prêmios por elas resultantes são "para a caridade", como se os palestrantes, oradores e escritores fossem sustentados tão somente por "luz".

Há muita ilusão nas docerias de palavras da religião, sobretudo a "espírita", catolicizada e afastada dos ensinamentos franceses originais. Reduzida a uma versão repaginada do Catolicismo jesuíta medieval, que predominou no Brasil-colônia, hoje o "espiritismo" se limita a ser um simulacro de ação social e um arremedo de receituário moralista, dos mais conservadores.

Daí que temos que questionar essas palavras com sabor de mel, e trazê-las para o contexto da realidade, o que não deve ser confundido com a aplicação do melífluo palavreado como supostas lições de vida. Eis o que o "médium" baiano Divaldo Franco disse, certa vez, conforme mostra esse meme que define o "médium" como um suposto filantropo:

"A maioria dos sofrimentos decorre da forma incorreta por que a vida é encarada".

Partindo de um deturpador do Espiritismo, famoso pela sua verborragia e pelos textos e oratórias empolados, o que podemos analisar nesta frase? Como defensor da Teologia do Sofrimento, Divaldo certamente defende que as pessoas limitam suas necessidades e desejos para abaixo do necessário, abrindo mão de planos de vida prévios em troca da dura competição de enfrentar adversidades. A Teologia do Sofrimento é uma teoria religiosa, de origem medieval, na qual o sofredor, aparentemente por seus erros, tem que aguentar os efeitos nefastos sem reclamar.

Na Teologia do Sofrimento, há uma visão ilusória da qual a dor e o sofrimento só produzem pessoas melhores. Não é assim. A dor e o sofrimento extremos podem também produzir pessoas agressivas, violentas e traiçoeiras, dentro da lógica do animal acuado, que, diante dos obstáculos intransponíveis, pode se tornar bastante vingativo.

A frase remete a uma dessas frases de autoajuda. E, sob o verniz do "espiritismo", é pior ainda, porque, certamente, não percebe a complexidade da vida. Temos um limite estimado em 80 anos de vida carnal e os "espíritas" nem estão aí para a individualidade humana, confundida com "caprichos materialistas".

Quem é consciente de seus erros sabe que sofre por decisões erradas. Fica até chato o outro dizer "você sofre porque decidiu errado". A forma incorreta é da consciência de cada um, sem que haja necessariamente uma fórmula dada por um ídolo religioso. Ainda mais sendo um deturpador do Espiritismo e um malabarista das palavras, que às vezes vem com julgamentos de valor infundados, como dizer que os refugiados do Oriente Médio eram tiranos sanguinários, de forma generalizada e sem qualquer estudo sério de Ciência Espírita.

Muitas pessoas acabam se tornando vulneráveis no contato com o "espiritismo" brasileiro - que se recusa a assumir, ao menos, a origem roustanguista, devendo, pelo menos por uma questão de honestidade, renegar Allan Kardec em vez de bajulá-lo - e, em vez de resolver problemas e cometer decisões acertadas, acabam muitas vezes decidindo pior ainda e contraindo mais azar. Em muitos casos, o próprio "espiritismo", com seu igrejismo mofado e sua desonestidade doutrinária, não evita seus assistidos a fazer decisões erradas.

E O PRÓPRIO DIVALDO? E O "MOVIMENTO ESPÍRITA"?

Será que as más escolhas são apenas das pessoas comuns que sofrem? E entre os chamados "líderes espíritas", que aparentemente não sofrem? Eles fazem draminha quando são questionados e se tornam "falsos cristos" com suas poses de martírios inexistentes, comercializam palavrinhas, praticam Assistencialismo - "caridade" que põe o "benfeitor" acima dos necessitados - e recebem os prêmios da Terra por suposta filantropia.

O "espiritismo" brasileiro sofre uma gravíssima crise porque fez escolhas erradas. Deturpou o legado kardeciano original e se reduziu a uma versão repaginada do Catolicismo jesuíta da Idade Média, introduzido no Brasil durante o período colonial.

A religião igrejeira sofre um grande impasse e por trás de todo um desfile de palavras e imagens bonitinhas, apelos emotivos extremamente religiosos, supostamente espiritualistas e aparentemente agradáveis, há toda uma desfiguração criminosa dos ensinamentos espíritas originais, processo camuflado por receitas moralistas e devoções aos "médiuns" e seus supostos mensageiros e, o que é pior, também dissimulado pela falsa apreciação das ideias espíritas originais.

Os "espíritas" tentam dar a impressão que não sofrem os efeitos da deturpação, dizem que "ensinam Kardec direitinho" e nada explicam sobre as contradições infinitas em que se metem, preferindo fingir coerência dentro de um turbilhão de decisões incoerentes.

E Divaldo Franco, que apoiou a "farinata" de João Doria Jr., não sofreu os efeitos de sua má escolha. Ele também encarou a vida de forma incorreta, em situações como esta, na qual Divaldo ao menos poderia ter prevenido os parceiros sobre os riscos do estranho alimento, condenado por nutricionistas sérios, e cancelado o seu lançamento, se Divaldo fosse intuído por espiritualidades superiores preocupadas com o engodo que seria lançado no evento.

Ele nada fez. Divaldo se desmascarou por não ter a firmeza que a aparência de dramaticidade de suas oratórias sugere. O "líder pacifista", supostamente corajoso, aparentemente capaz de escrever cartas para autoridades mundiais, não foi capaz de impedir o lançamento do vergonhoso composto alimentar, um impedimento que poderia até causar algum conflito, mas deveria ser feito, para o bem da sociedade.

Ele aceitou tudo de bandeja e agiu com plena consciência de seus atos. Saiu de fininho e teve a sorte do silêncio da imprensa. Depois, ele aproveitou os últimos meses do ano para fazer "bom-mocismo" com o seu papo sobre a "paz" e dar mensagens "natalinas".

Divaldo Franco também tem suas formas incorretas de encarar a vida, deturpando o Espiritismo original com igrejismo da Idade Média e fingindo-se fiel a Allan Kardec. A diferença é que ele tem a blindagem necessária para não sofrer os efeitos drásticos que as pessoas comuns, obrigadas a suportar desgraças, têm que encarar na vida. Para quem vive como mercador das palavras e apelos emocionais, num país desinfomado como o Brasil, é fácil fazer más escolhas e se sair bem em tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um