Pular para o conteúdo principal

Comentário deslumbrado e igrejista publicado na mídia de esquerda

(Autor: Professor Caviar)

A mídia de esquerda precisa resolver sua situação ao apoiar o "espiritismo" brasileiro, que, na verdade, nada tem de progressista, mas sim de altamente conservador.

Isso não é uma declaração de "Fla X Flu" ideológico nem de qualquer calúnia imaginária. Está nos textos e depoimentos de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Franco, nas palestras "espíritas", nos livros etc: apologia ao sofrimento, condenação ao senso crítico, criminalização da vítima pelos "reajustes espirituais", condenação ao aborto até em caso de estupro e outras pautas conservadoras.

O problema está nos esquerdistas, que, para explicar algum esquerdismo imaginário que dizem ver em Chico Xavier e Divaldo Franco - até agora os "espíritas" estão se coçando diante das fotos de Divaldo com João Dória Jr. e sua "farinata" - , estão tão perdidos quanto o Poder Judiciário no trato das leis. Setores das esquerdas se perdem no wishful thinking de achar que os "médiuns espíritas" que tanto admiram são "progressistas", apenas por uma questão deles aparecerem ao lado de crianças pobres sorridentes. Mas isso até Jair Bolsonaro pode fazer e nem por isso será socialista.

Uma frase no texto sobre uma entrevista coletiva com o ex-presidente Lula, do leitor Edilberto Pires, mostra o deslumbramento dessas pessoas que "desenham" os "médiuns" não da forma como eles realmente são, mas como gostariam que fossem. É um tipo de pessoa que deve não ter visto Chico Xavier defendendo a ditadura militar num programa de TV.

Ele não citou o "médium", mas a obra fake atribuída a Humberto de Campos, Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, ignorando que o autor maranhense NUNCA iria escrever um texto desses, que foge completamente ao estilo do escritor. Sugerimos a Edilberto que leia as obras originais de Humberto e tomar cuidado para não cair da cadeira diante da disparidade de estilos entre a obra original e a suposta psicografia. Vejamos o comentário, em caixa alta:

"SÓ UM MISSIONÁRIO É CAPAZ DE UNIR OS POVOS. LULA EXEMPLO DE MISSIONÁRIO ENVIADO DE JESUS. SALVE-NOS A TODOS. FRATERNIDADE É A SENHA. O ÓDIO CRUCIFICOU JESUS. LEMBRAM/ SER CRISTÃO – SOCIALISTA, DEMOCRATA E IRMÃOS É O VERDADEIRO CAMINHO. JESUS É O GUIA E MODELO DA HUMANIDADE E LULA O MISSIONÁRIO A SERVIÇO DE JESUS. PARA QUE NO DIZER DE HUMBERTO DE CAMPOS “BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO” PASSA PELA POLÍTICA DE FRATERNIDADE SEM ÓDIO E LULA É O CAMINHO DE JESUS. O MISSIONÁRIO DE DEUS".

Há vários equívocos relacionados. Primeiro, um igrejismo descarado, piegas e de certa forma adulador, que não ajuda a enobrecer a imagem do ex-presidente Lula. Além disso, a própria citação de Jesus se refere a um mito lançado pelo Catolicismo medieval.

Edilberto embola as coisas, misturando o Jesus católico com o socialismo e cometendo a leviandade de ainda citar como "no dizer de Humberto de Campos" uma obra que nem de longe lembra o autor maranhense.

A mensagem de Edilberto Pires pode até parecer bem intencionada e motivada pela boa-fé, mas ela reflete uma série de erros e contradições de alguém que quer ser esquerdista na opção política, mas, no âmbito da religião, se inclina a uma religião bastante conservadora que, só pela parte de Chico Xavier, demonstra claramente valores retrógrados como a Teologia do Sofrimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um