Pular para o conteúdo principal

Que moral Chico Xavier tem para dizer sobre "ser espírita"?

(Autor: Professor Caviar)

Essa frase mostra a hipocrisia de Francisco Cândido Xavier, o maior deturpador do Espiritismo em toda sua história, em se apropriar do legado kardeciano e tentar fingir despretensão, sempre buscando seduzir e impressionar a opinião pública com seus apelos emocionais e a simulação de humildade para forjar um apoio unânime à sua pessoa.

Antes que as pessoas digam que o parágrafo acima não passa de desaforo contra uma "pessoa de bem", é bom esclarecer que os livros de Chico Xavier contrariam severamente os postulados espírtias originais e, por isso, a atuação do "médium" no Espiritismo é de apropriação, oportunismo e deturpação, reduzindo o legado de Kardec a um Catolicismo de segunda categoria e inclinação medieval.

A frase em questão é: "O espírita não é melhor do que ninguém, mas ele tem a obrigação de ser melhor do que já é". Uma frase que parece simples e clara, mas vamos lembrar que as frases de Chico Xavier nunca podem ser lidas ao pé da letra, vide a sua figura tendenciosa que usou a "caridade" como cortina de fumaça para a sua deturpação, em doses gravíssimas, que atingiram o legado kardeciano.

O próprio Chico Xavier, tentando uma associação ao termo "espírita", disse em outra ocasião que "procurava ser melhor do que é", o que é conversa para boi dormir. Xavier não ficou pior nem melhor, tendo sido por 70 anos o mesmo deturpador do Espiritismo, até 30 de junho de 2002, quando faleceu, no dia em que o "povo" da FIFA e da CBF estava feliz.

A frase em si não quer dizer muita coisa. Provavelmente Allan Kardec não sentiria necessidade de dizer isso, porque a despretensão era um princípio de sua pessoa. Sua integridade moral não tinha necessidade de ser falada ou descrita, porque os atos falavam por si mesmo, o balé de palavras era dispensado.

Só os mais pretensiosos precisam falar demais de despretensão. Só os medíocres falam sempre em "ser melhor", quando as pessoas de verdadeira competência não ficam fingindo humildade nem ficam se explicando sobre ser humilde ou vaidoso, porque têm muita coisa a fazer na vida do que tentar provar a outrem aquilo que não é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um