Pular para o conteúdo principal

Perdido no moralismo irracional, "Espiritismo" brasileiro derrota a si mesmo

(Autor: Kardec McGuiver)

No início dos anos 90, o "Espiritismo" brasileiro, na verdade uma deturpação igrejeira do Espiritismo original de que quase nada se aproveitou, esteve em seu auge graças ao modismo chamado "Nova Era", em que se acreditava que com a virada de século, grandes mudanças para melhor viriam de forma certa e inadiável, o que acabou não acontecendo. 

Hoje, vivemos num sério retrocesso que praticamente jogou na incineradora quase todas as lições que aprendemos no século XX. Todo o planeta está confuso e em clima de apreensão. Ondas de ódio varrem o bom senso das redes sociais. Pessoas desesperadas com a crise econômica de 2008 querem eliminar pessoas que ameacem seus direitos ou privilégios. E os "espíritas" assistindo de braços cruzados em um seguro camarote o mundo e principalmente o Brasil se auto-destruírem.

Sabe-se que o "Espiritismo" brasileiro se revelou como uma farsa. O legado racional de Allan Kardec foi jogado na lixeira, trocado por um moralismo retrógrado e um pieguismo bocó. Sem saber como explicar a decadência da realidade que os rodeia, "espíritas", integrantes da seita supostamente mais racional do planeta, se limitam a recomendar orações e conformismo, já que se demonstraram incompetentes para resolver, ou no mínimo analisar, os problemas que ocorrem hoje.

No seu auge, na época do modismo da "Nova Era", foi muito divulgada uma suposta profecia baseada em um sonho banal tido pelo beato Chico Xavier, de conteúdo coerente com a sua fé católica e que foi interpretada omo profecia por um jovem seminarista que decidiu divulgá-la para aumentar ainda mais o hiperbólico prestígio de Xavier agregando o atributo de profeta a muitas de falsas qualidades atribuídas ao beato e suposto médium.

Esta suposta profecia, por ter base religiosa e ter informações que vão contra a fatos reais, com graves erros de geografia e sociologia, acabou por gerar polêmica. Mesmo entre os admiradores do beato existe divergência em relação a validade da suposta profecia, na verdade uma interpretação de um jovem seminarista e desejo deste de impulsionar a fama do beato que admirava.

Na verdade, a tal suposta profecia já foi descartada na prática pois se mostrou incompatível com fatos reais. Afinal era apenas o conteúdo de um mero sonho e não é porque o beato Xavier seja considerado uma liderança religiosa que o sonho tivesse a obrigação de ser tratado como profecia. Foi um forçamento de barra para promover o beato como liderança influente e favorecer a venda de seus livros.

O que se pode dizer é que com a onda de ódio e retrocessos que fazem com que os privilegiados apelem para medidas sádicas para garantir seus privilégios praticamente acabou com a doutrina brasileira. Por ignorar a racionalidade kardeciana, "espíritas" ficaram embasbacados diante tanta decadência e se isolam tentando apelar para ilusões, criando uma realidade paralela que só existe dentro de centros "espíritas", cada vez mais vazios, pela demonstrada incompetência para a racionalidade.

Por isso, o "Espiritismo" brasileiro, cada vez menos racional e mais moralista, segue se auto-derrotando de forma rápida, preferindo trocar a razão pela fé, a realidade por ilusões e estimular um perigoso conformismo que fara com que tudo alegado pelos "espíritas" brasileiros aconteça no oposto do previsto, mostrando que largar a racionalidade kardeciana foi um grave erro suicida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um