Pular para o conteúdo principal

Muitos acreditam que deturpadores salvarão Espiritismo no Brasil

(Autor: Professor Caviar)

Com a crise do "movimento espírita" atingindo graus extremos, mais uma vez a situação se volta aos anos 1970, mais ou menos entre a aposentadoria e a morte do então presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas, quando a cúpula da doutrina brasileira começou a entrar em sério conflito com as federações regionais.

Surgiram denúncias de que a FEB obtivera lucros financeiros com as vendas dos livros - em tese destinados à caridade - e que o poder central da federação nacional desagradava as federações regionais, que, resolvendo agir em revanche ao Pacto Áureo de 1949, iniciaram a "fase dúbia" na qual o igrejismo de raiz roustanguista não era abandonado, mas disfarçado com artifícios que dão a falsa impressão de "recuperação das bases espíritas originais".

A "fase dúbia" popularizou o "espiritismo" igrejista e criou um falso equilíbrio entre o espiritismo "místico" (catolicizado) e o "científico" (ligado às ideias espíritas originais lançadas por Allan Kardec), e a coexistência do joio igrejeiro e do trigo kardeciano criou uma falsa estabilidade que fez muitos imaginarem ver o "espiritismo" brasileiro como uma doutrina transparente, equilibrada e despretensiosa.

Mas as contradições graves, escondidas sob o tapete, se acentuaram cada vez mais. Se o nome de Jean-Baptiste Roustaing virou um palavrão, seus "ensinamentos" se propagaram, sobretudo através de romances "espíritas" e de pregações de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco. Este último se tornou o maior astro da "fase dúbia", através de ares professorais que, para os leigos, o faziam ser confundido como um seguidor exemplar do pedagogo de Lyon.

O auge de popularidade, com a reinvenção do mito de Chico Xavier, e a ascensão de Divaldo Franco revela o sucesso relativo da "fase dúbia" que prometia criar um "espiritismo ideal", com a coexistência "equilibrada" de ideias científicas com crenças igrejeiras. Mas isso tornou-se ainda pior do que a campanha agressiva de Wantuil, que fez o "espiritismo" virar mais um fenômeno pitoresco e sensacionalista do que uma religião em busca de popularidade.

Neste caso, a "fase dúbia" tentou evitar sensacionalismos e conflitos. O "movimento espírita" passou a enfatizar a ação das federações regionais, em detrimento do poder central da FEB. A deturpação se tornou mais light e os deturpadores que não faziam parte da cúpula da FEB ou dela se afastavam - como Chico e Divaldo - passaram a bajular os espíritas autênticos e virar elogiadores baratos de qualquer personalidade científica, ativista e humanitária que encontrarem pela frente.

Daí tantos artigos em publicações "espíritas" bajulando todo tipo de benfeitor autêntico: Martim Luther King, Mahatma Gandhi, Paulo Freire, os irmãos Dom Paulo e Zilda Arns, Charlie Chaplin, e por aí vai. Toda a roupagem de "caridade" e "amor" parecia fazer o "espiritismo" brasileiro se tornar a religião dos sonhos de todo brasileiro. Mas isso não ocorreu.

O que se viu foi um aspecto bastante sombrio. As pregações "espíritas", sobretudo da parte dos "médiuns" dotados de muito estrelato e beneficiados pelo culto à personalidade, sucumbiram a um conservadorismo católico que nem a Igreja Católica prega mais, contrariando a imagem futurista que tanto se atribui ao "espiritismo" no Brasil.

Os "espíritas" passaram a pregar a Teologia do Sofrimento, corrente medieval católica que o "espiritismo" adotou via Chico Xavier, e que remete ao pensamento medieval dos primeiros tempos do Catolicismo. Na prática, o "espiritismo" brasileiro se aproximou do imperador Constantino e se afastou de Allan Kardec.

A dissimulação de muitos palestrantes "espíritas" não adiantou. Uns criticavam a "vaticanização" e os "novos Constantinos", mas exaltavam tudo isso que reprovavam no discurso. Outros citavam Erasto, ignorando que eram eles mesmos os maiores alvos das críticas do discípulo de Paulo de Tarso, e desprezavam que Erasto criticava muitas práticas feitas com muito gosto pelos "médiuns" brasileiros.

Isso só fez acentuar a crise, porque os verdadeiros problemas nunca foram resolvidos. Os deturpadores do Espiritismo no Brasil apenas se dividiram entre o "alto clero" isolado nos escritórios centrais da FEB e os "astros" que fingiam "recuperar as bases doutrinárias". Mas o igrejismo no "espiritismo" brasileiro ficou tão forte que, no Brasil, o legado kardeciano se rebaixou a uma recuperação não de suas bases doutrinárias, mas das bases obsoletas e austeras do velho Catolicismo jesuíta do período colonial.

Diante desse impasse, os "espíritas" por enquanto se ocupam de ser apenas um receituário moral e um arremedo de filantropia, mostrando a erosão doutrinária que deixou acontecer. E o velho fantasma (desculpem o trocadilho) da velha promessa de "aprender melhor Kardec" vem à tona, com os mesmos deturpadores falando em "viver Kardec" e cobrando dos "espíritas" atitudes que nem os próprios deturpadores se interessariam em tomar.

É a velha ameaça dos deturpadores comandarem uma suposta recuperação "pra valer" das bases espíritas originais. A velha falácia das raposas querendo recuperar o galinheiro que destruíram. E nós somos "convidados" a aceitar a "fraternidade da raposa com as galinhas" do "espiritismo" brasileiro, acreditando na "bondade" dos deturpadores, que com um arremedo chinfrim de caridade, se promovem como ídolos religiosos absolutos, gozando para si a imunidade social que nem os políticos do PSDB possuem mais.

Isso vai ser ruim porque, se continuarmos dependendo dos deturpadores do Espiritismo para recuperar as bases doutrinárias originais, o legado de Kardec no Brasil será sempre manchado pelas eternas contradições igrejeiras e vaticanizadas que nos impedem a ver a verdadeira natureza do espírito e do mundo extra-corporal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um