Pular para o conteúdo principal

"Espíritas" falam em "caridade", mas fazem pomposas turnês no exterior

(Autor: Professor Caviar)

Os defensores do "espiritismo" no Brasil tentam investir na "ressalva" de que, se a doutrina igrejeira é deturpada e desrespeita o legado de Allan Kardec, pelo menos ela "prima pela caridade".

Chegam mesmo a falar do "espiritismo" como se fosse a "doutrina da bondade", "ciência do amor" e outras baboseiras, como se isso resolvesse alguma coisa e que, se os deturpadores entendem e ensinam mal os postulados espíritas, pelo menos eles "valem por serem bonzinhos".

Imagine um encanador trabalhando em casa, muito gentil, religioso, com um papo envolvente, descontraído e com mensagens otimistas. Ele faz um péssimo trabalho, o encanamento estoura, atinge a fiação elétrica, que dá curto-circuito, incendiando a casa e você em prejuízo. Você vai agradecer ao encanador porque "ele é bonzinho" e "fala sempre as mais belas palavras e mais belas estórias"?

Há muito o que questionar sobre o que é mesmo essa "bondade espírita". A desculpa que faz poupar os deturpadores, sobretudo os aberrantes "médiuns" que deixaram de ter a função intermediária e viraram "estrelas do espetáculo" bancando dublês de pensadores e de ativistas, embora pareça bonita no discurso, revela também outras irregularidades que os adeptos de Chico Xavier, Divaldo Franco e outros não conseguem perceber.

Quantas "lavagens de dinheiro" não podem estar por trás de uma ação filantrópica? Quanta "filantropia" não serve de cortina de fumaça para falsificadores de quadros e criadores de fakes literários que evocam nomes de gente morta para vender mais?

E as ações "filantrópicas"? Elas não servem também como pano de fundo para o proselitismo religioso? As crianças também não estão sujeitas a exploração ou a um tratamento autoritário? E quem patrocina a "caridade espírita"? As "plêiades dos planos superiores" que investem em "luz" para sustentar as "casas de caridade" sustentadas pelo "espiritismo"?

Outro aspecto a ressaltar é: por que os "médiuns" e "intelectuais" do "espiritismo" fazem tantas turnês, ou realizam eventos que ganham destaque em colunas sociais posando ao lado das elites, dos ricos e dos poderosos.

Com que dinheiro Divaldo Franco gastou para fazer as milionárias viagens ao exterior, espalhando a deturpação gravíssima e em várias palestras contra a Doutrina Espírita, fazendo do pobre pedagogo Allan Kardec de gato e sapato, associando a ele coisas que o Codificador nunca defenderia, como crianças-índigo e supor datas fixas para a evolução humana na Terra?

Os palestrantes "espíritas" em geral, que contraditoriamente defendem o sofrimento e apelam - digamos, suplicam - aos sofredores para aceitar as desgraças da vida, nunca tiveram um grande sofrimento. Mas choram copiosamente quando um único questionamento lhes desqualifica o saber, acusando o contestador de "falta de prece ou de perdão".

Ah, quanta omissão, quanta contradição, quanta sujeira debaixo do tapete "espírita", desde que o movimento optou por Jean-Baptiste Roustaing, hoje escondido sob falsas alegações de "respeito rigoroso a Kardec"!

Como a Mansão do Caminho, em 65 anos de existência, não consegue ajudar sequer 1% da população de Salvador - nem diremos sobre a população brasileira, porque seria covardia - , enquanto o "maior filantropo do Brasil", Divaldo Franco, viaja em aviões de primeira classe e se hospeda em bons hotéis, para fazer palestras para ricos e receber títulos e medalhas, com poucos efeitos para os necessitados que o "médium" diz assistir?

Infelizmente, temos que admitir que o princípio dessa "caridade espírita" que só serve para proteger os deturpadores é este: "para os 'benfeitores', as medalhas, para os 'beneficiados', as migalhas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um