Pular para o conteúdo principal

Esclarecimentos sobre a caridade praticada por Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

Chico Xavier ficou famoso não somente pela suposta paranormalidade mas também pela suposta caridade, que boatos e lendas costumam aumentar. Hoje, ele é considerado o maior filantropo brasileiro de todos os tempos, mas sem qualquer resultado que comprove esta fama. A fama de maior filantropo é na verdade um dogma a mais de uma seita cheia de dogmas e que vive no dilema de ser uma seita científica ou uma igreja espiritual, se auto-rotulando como a primeira, mas agindo na prática como a segunda.

Mas é um dogma que traz conforto aos admiradores do beato de Pedro Leopoldo. Brasileiros sempre estiveram em busca de heróis e salvadores e a mitologia construída em torno do beato que só queria rezar criou uma espécie da fanatismo doente que faz as pessoas enxergarem coisas que não existem no mundo real, impedindo a compreensão do que acontece de fato.

Mas como classificar alguém que não conseguiu transformar a sociedade através de uma caridade mais eficiente e lições que pudessem estimular o intelecto, se limitando a agir como uma liderança religiosa como qualquer outra? Somente o fanatismo doente em favor de alguém que corresponde aos estereótipos de uma pessoa bondosa consegue explicar esta distorção.

O que se sabe sobre a caridade de Xavier, independente da imagem que ele possui perante a opinião pública é que foi completamente incapaz de transformar a sociedade brasileira para melhor. A própria confusão em que se transformou o "espiritismo" brasileiro é uma prova de que a influência de Xavier foi mais incômoda que benéfica.

Ele cometeu graves erros em nome da suposta caridade. Seus atendimentos serviam mais como espetáculo do que para melhorar a vida das pessoas. Sem conhecer a mediunidade de forma técnica, arriscou a participar de sessões de comunicação espiritual de forma não recomendada pela doutrina original. 

Como médium, Chico Xavier era uma tábua Ouija em forma humana. Sabe a brincadeira do copo, que crianças usam para se comunicar com fantasmas? Era isso que Xavier fazia em suas sessões. principalmente as em que ele tentava se comunicar com filhos mortos de mães desesperadas. Um show desnecessário que poderia ter sido evitado com uma conversa com cada mãe, estimulando a conformação com a perda do filho querido.

Quanto a caridade em prol dos mais carentes, nada que fosse além do que já é feito em instituições de caridade comuns. Uma caridade que serve mais para que o desgraçado aceite a sua desgraça de forma suportável do que tirá-lo de sua desgraça. Uma caridade que agrada aos conservadores, pois mantém a divisão de classes e dispensa os mais ricos de repartirem bens e renda. Isso acaba mantendo os pobres na situação em que estão, recebendo apenas uma compensação que os acomode na desgraça.

Infelizmente, para os admiradores de Chico Xavier, digo que tudo que ele fez foi completamente dispensável. Cultuá-lo ou dar títulos pomposos é sinal de fanatismo a paixão desenfreada. O Brasil estaria bem melhor sem Chico Xavier. Ele nunca passou de um mero beato que só queria rezar. Seus apoiadores, de todos os tipos é que queriam endeusá-lo, para satisfazer taras pessoais. O Brasil de hoje comprova a inutilidade da liderança de um tipo como o beato mineiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um