Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier, Teologia do Sofrimento e Império Romano

(Autor: Senhor dos Anéis)

A ilustração acima mostra pessoas jovens carregando uma cruz. A aberrante imagem parece bonita aos olhos do discurso religioso, no qual seus ideólogos tentam fazer crer que é uma "simpática (?!) metáfora". Mas a verdade é que ela trás um significado muito mais sombrio do que se imagina.

Muita gente não percebe a influência, forte e dominante, na Teologia do Sofrimento, corrente medieval da Igreja Católica, no "espiritismo", que acaba sobressaindo até mesmo aos postulados kardecianos, cada vez mais deturpados ou desprezados. A Teologia do Sofrimento não se limita a ser uma corrente menor do Catolicismo, estando presente em quase todo o "movimento espírita" no Brasil e em iniciativas vinculadas a este em outros países.

É chocante dizer, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier tornou-se o maior ideólogo da Teologia do Sofrimento de toda a história brasileira, mais do que muito católico assumido. Nem João Mohana, considerado um dos principais divulgadores católicos, teve esse destaque nas ideias que fazem apologia ao sofrimento humano.

A Teologia do Sofrimento está explícita na obra de Chico Xavier e em seus depoimentos. Antes que os seguidores de Xavier, revoltados, apelem para dizer "ele nunca falou que defendia a Teologia do Sofrimento", é bom prestar atenção em suas ideias, e no pensamento pessoal do "médium" expresso em supostas psicografias atribuídas a Humberto de Campos, Casimiro de Abreu, Auta de Souza e outros.

Chico falava que as pessoas deveriam "sofrer sem mostrar sofrimento", e chegou a comparar as desgraças humanas a um exercício de escola. Isso é abertamente o conteúdo da Teologia do Sofrimento, que sempre apela para a aceitação das desgraças pessoais como um "atalho para Deus".

E a Teologia do Sofrimento, considerada uma "teoria cristã", na verdade é fruto de uma visão medieval que resultou num grave erro de interpretação. Defende-se o martírio de Jesus de Nazaré como se fosse uma "coisa boa", e seus pregadores falam em "carregar a cruz" com uma certa alegria e estranho otimismo.

Só que, se observarmos a coisa no âmbito da Teoria da Comunicação, o ponto de vista desta teoria é bem macabro. Como se considera o martírio de Jesus de Nazaré algo "positivo", como um "ingresso para o Paraíso", então a posição não é a favor de Jesus ou ao lado dele, mas ao lado dos tiranos do Império Romano que o mandaram ser crucificado, sem o julgamento de Pôncio Pilatos, que foi mera ficção: pelo raciocínio das autoridades romanas, condenar alguém é "pá-pum".

Pois se o foco é defender o sofrimento de Jesus, então é preciso uma análise mais lógica e coerente, antes de se apelar para o sado-masoquismo desse moralismo religioso que tanto prevalece no inconsciente das pessoas.

Pensamos bem. Vamos em partes:

1) A condenação de Jesus de Nazaré à cruz parte de autoridades do Império Romano, grupos de aristocratas poderosos que se incomodaram com as livres pregações que a vítima fazia, nas suas visitas de casa em casa.

2) Portanto, a decisão de crucificar Jesus é uma atitude de interesse das autoridades do Império Romano, que decidiram isso prontamente (o "julgamento" nunca existiu, pois não há documento histórico que indicasse tal ocorrência, e, no contexto sociológico e político da época, as condenações eram sumárias, como indicam os mais coerentes historiadores do período).

3) Apoiar a condenação de Jesus não é estar ao lado da vítima, mas, pelo contrário, ir contra Jesus. A Teologia do Sofrimento, portanto, é uma corrente anti-cristã, por ela defender uma medida adotada por tiranos contra alguém, e não se pode aceitar essa condenação sob o pretexto de "ser um caminho para Deus".

4) Apoiar a condenação de Jesus como um "atalho para Deus" ou um "passaporte para o Céu" é uma atitude que, com certeza, legitima a decisão de autoridades romanas, concordando com a tirania e suas medidas, e não o contrário.

Diante disso, temos que raciocinar mais adiante:

1) Chico Xavier, por suas frases, de maneira mais do que explícita fez apologia ao sofrimento humano, em várias vezes pregando para aceitar o sofrimento na "esperança de obter bênçãos eternas". Isso é defender a Teologia do Sofrimento, corrente medieval da Igreja Católica.

2) Através de Chico Xavier, o "espiritismo" brasileiro assumiu a causa da Teologia do Sofrimento, se não no discurso, ao menos na prática.

3) A Teologia do Sofrimento faz apologia da condenação de Jesus de Nazaré como "exemplo" para as pessoas "sofrerem para atingir o Céu".

4) Como se defende o martírio de Jesus de Nazaré, se aplaude quem decidiu por isso, no caso as tirânicas autoridades do Império Romano.

Logo, o "espiritismo" deturpado acaba, mesmo sem aparente propósito, se tornando anti-cristão. Defendendo o sofrimento humano a partir do "exemplo de Jesus", o "espiritismo" prega a Teologia do Sofrimento, se identificando com o Catolicismo da Idade Média e, portanto, tornando legítimos os interesses de dominação trazidos pelas autoridades do Império Romano.

Esse raciocínio exato e lógico faz com que se veja a coisa de forma realista, fora da imagem glamourizada do martírio sofrido por alguém. Na medida em que se defende esse martírio, as pessoas acabam apoiando a desgraça alheia. E, com isso, acabam, sim, legitimando o poder do Império Romano, trazendo a perspectiva de que o projeto "espírita" do Coração do Mundo tende a ser uma teocracia imperialista.

Desta forma, a "profecia da Data-Limite" de Chico Xavier traz algo ainda mais sombrio: o "espiritismo", que não é mais do que o Catolicismo jesuíta medieval redivivo, deseja ser uma religião dominante e construir um império, através da nação brasileira, sob o lema "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", uma expressão "bonita", mas que esconde um projeto totalitário de uma nação com poderes nela concentrados sob o pretexto de predestinação divina.

O projeto, portanto, que emula perspectivas já presentes no livro Os Quatro Evangelhos de Jean-Baptiste Roustaing, combina tanto o poder do Império Romano quanto a supremacia do Catolicismo da Idade Média. 

O problema não são os relatos bonitos dos enunciados da "Pátria do Evangelho". O problema é o "obstáculo a ser combatido". O Catolicismo medieval também falava em "união pelo Cristo" e em nome dela cometeu atrocidades sanguinárias contra quem não compartilhava de seus propósitos. E o "espiritismo" tem uma desculpa pronta no caso de cometer genocídios: "reajustes espirituais" e "resgates coletivos".

Daí para o "espiritismo" defender Jair Bolsonaro é um pulo. Daí ser um grande perigo esse coquetel de ideias moralistas, fanatismo religioso e outras fantasias, mitos e catarses que escondem uma sociedade desumana e cruel por trás de tantas belezas retóricas da fé extrema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um