Pular para o conteúdo principal

Divaldo Franco e a Teologia do Sofrimento

(Autor: Professor Caviar)

Como deturpador da Doutrina Espírita, o "médium" baiano Divaldo Franco contraria a reputação de "coerente" e "esclarecedor" que seus deslumbrados seguidores tanto alardeiam. Analisando seus textos sem a tentação das paixões religiosas, vê-se que sua retórica é empolada, os textos, prolixos e as ideias, truncadas.

Uma entrevista recente durante um congresso "espírita" na Espanha, em dezembro do ano passado, revela vários problemas nas opiniões de Divaldo, o que derruba de vez sua fama de "sábio" que faz com que as pessoas comprem os livros da série Divaldo Responde iludidas com a hipótese de resolverem suas vidas a partir daí. E sabemos que só esse livro derruba a imagem do sábio, porque o verdadeiro sábio não é aquele que se julga com respostas prontas para tudo, mas aquele que busca o conhecimento, trazendo mais dúvidas que certezas.

Desta vez, pegamos um item correspondente à pergunta sobre se algo de pior vai acontecer na Terra, já que existem perspectivas sombrias neste sentido, principalmente pelos acontecimentos políticos e econômicos dos últimos meses nos EUA (eleição de Donald Trump), Europa (saída do Reino Unido da União Europeia) e Brasil (golpe político que derrubou a presidenta Dilma Rousseff), Divaldo responde à pergunta da seguinte forma:

"Existe uma percepção geral, de receio, de que algo de grave vai acontecer em breve. Que dizer sobre isso?

DF – As entidades que por mim se comunicam, têm uma visão muito mais profunda. Há uma tendência masoquista na criatura humana, de ser infeliz. Mesmo quando tudo está bem, há uma certa insegurança, a perda do bem-estar devido a situações lamentáveis. Já foram tantas datas marcadas para o “fim do mundo”, que eu prefiro não acreditar no “fim do mundo”, mas simplesmente no fim de uma Era, tanto geológica como Humana, de conflitos e distúrbios, um mundo melhor. Muitas vezes, são os escombros que nos oferecem as bases de uma nova cultura. Desta cultura amorfa, caracterizada pelo egocentrismo e celebrada pelo individualismo, nascerá uma cultura de solidariedade, de Amor, de fraternidade. Já vemos o anteprojecto, nas pessoas generosas e boas".

Levando em conta que o "espiritismo" brasileiro está cada vez mais inclinado na Teologia do Sofrimento, corrente medieval do Catolicismo, Divaldo estranha haver uma "tendência masoquista na criatura humana", a de "ser infeliz". Mas o próprio "espiritismo" traz em seu discurso uma pregação do masoquismo, como se fosse um sado-masoquismo religioso, em que os pregadores defendem o sofrimento dos outros e estes têm que sentir prazer pela própria desgraça, pelo próprio prejuízo.

Fala-se não apenas em "suportar o sofrimento sem queixumes". Fala-se também em "amar o sofrimento", "agradecer a Deus pelas desgraças obtidas", "ser feliz com o próprio prejuízo", sob a desculpa de que o Céu trará (quase sempre postumamente) as "bênçãos desejadas". Não raro o "espiritismo" cai em contradição pois, se num momento fala-se em estimular o amor próprio, no outro fala que a pessoa é inimiga de si mesma. Por outro lado, os "espíritas" dizem reprovar o suicídio, mas pedem aos sofredores suportarem as desgraças que impelem muitos a esse ato fatal.

Divaldo Franco tenta correr por fora das acusações de que estaria traindo Kardec por determinar datas fixas para o futuro da humanidade. "Já foram tantas datas marcadas para o 'fim do mundo', que eu prefiro não acreditar no 'fim do mundo', mas simplesmente no fim de uma Era (...)". Divaldo tenta, com isso, se livrar das acusações (verídicas e comprovadas) de ser um falso profeta, e vai logo dizendo "coisas boas" para induzir a tranquilização das pessoas.

Embora não professasse a Teologia do Sofrimento de maneira explícita como foi Chico Xavier, Divaldo Franco dá uma pista de também sentir simpatia pela corrente medieval: "Muitas vezes, são os escombros que nos oferecem as bases de uma nova cultura". Dentro de seu malabarismo de palavras, o "médium" baiano não traz essa alegação explícita, pois ele tem o artifício de dissimular as palavras para evitar interpretações diretas contra ele. Mas sabe-se que, entre os defensores da Teologia do Sofrimento, há uma ênfase em atribuir a desgraça como fonte de progresso, quando a verdade é que não é a desgraça que faz o progresso, mas a resposta do sofredor em recusar esse malefício.

Desta maneira, Divaldo caiu em contradição e demonstrou que não é o "sábio" que seus deslumbrados seguidores tanto acreditam que ele seja. Deixando de lado a paixão religiosa, tão perigosa quanto as orgias de sexo, drogas e dinheiro, se vê numa figura como Divaldo Franco como um mistificador, de acordo com o que preveniu o espírito Erasto em seu tempo, de texto empolado, cheio de "boas coisas" para contar e aí inserir ideias levianas e sem lógica, como a farsa das "crianças-índigo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um