Pular para o conteúdo principal

Relação entre "bondade" e deturpação espírita revela um sério problema filosófico

(Autor: Professor Caviar)

O "movimento espírita" deturpa, mas "promove a caridade". Os "médiuns espíritas" contrariam o pensamento de Allan Kardec, mas "pelo menos ajudam muitos necessitados". A carteirada moral, o "rouba mas faz" do "espiritismo" brasileiro revela sérios problemas quando se colocam as ideias de bondade e desonestidade doutrinária em confronto, analisando toda a complacência que se faz à deturpação do Espiritismo usando sempre como pretexto a "caridade".

Os "espíritas", que tanto fingem ter rigoroso respeito com os postulados kardecianos originais, tanto falam no "equilíbrio" entre Ciência, Filosofia e Moral, tanto ignoram o problema filosófico que é combinar bondade com desonestidade doutrinária.

Não é difícil reconhecer em Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco os piores deturpadores da Doutrina Espírita. Seus livros apresentam ideias que entram em séria colisão com os conceitos e informações da bibliografia kardeciana. E isso é muito preocupante, porque os dois estão vinculados a um intelectual francês mas estabelecem ideias contrárias a ele. Desonestidade doutrinária, sendo curto e grosso!

Mas aí os "espíritas" armam uma grande falácia. Admitem a deturpação da Doutrina Espírita através de argumentos moles como "é certo que algumas ideias contrariam o pensamento do pedagogo francês". Mas fazem justificações variáveis e contraditórias: uns alegam má compreensão, outros alegam que Kardec está ultrapassado, outros dizem que a "deturpação" é apenas uma "atualização de conceitos". Para piorar, as desculpas são variadas e também se chocam entre si. Tenta-se explicar a contradição com mais contradição ainda.

Nesta falácia, cria-se, primeiro, alguma desculpa para a deturpação do Espiritismo. Como a suposta tradição religiosa do brasileiro, por exemplo. Costura-se, então, a falácia com alegações como "afinidade com os princípios cristãos". Diante disso, monta-se uma pinguela ligando conceitos contraditórios: deturpa-se o Espiritismo, difunde-se "ensinamentos cristãos" e liga-se tudo com a suposta ideia de "bondade", aquela feita mais para comover as massas do que ajudar o próximo.

A "bondade" defendida pelos "espíritas" pode ser desmascarada por uma simples reflexão: se o "espiritismo" propagado a partir de Chico Xavier e Divaldo Franco vai de encontro as ideias de Allan Kardec, que os dois disseram seguir, indicando, portanto, desonestidade doutrinária e traição ideológica, por que essa desonestidade deve ser aceita sob a desculpa da "caridade" e da "bondade"?

Isso abre caminho para um problema muito grave. Desonestidade doutrinária é desonestidade de todo jeito. E desonestidade pressupõe enganar as pessoas, tirar vantagem vendendo gato por lebre. Chico e Divaldo vendem gato por lebre, publicando igrejismo barato como se fosse Espiritismo. E isso é feito com gosto, senão não teria se resultado em centenas de livros que levam os nomes dos dois "médiuns", puxando uma extensa bibliografia que segue o mesmo (des)caminho.

Não há como alegar que foi um "erro de compreensão", porque Chico, Divaldo e companhia lançaram livros mistificadores, que venderam muito, repercutiram mais ainda, fizeram sucesso, alguns adaptados para cinema, teatro, radionovela e televisão, e atingiram um grande público de leitores ou espectadores. Como, depois de tudo isso, alegar que Chico e Divaldo cometeram o "errinho" de "não terem podido compreender melhor a obra original de Kardec"?

Quando se faz uma coisa de propósito, com gosto, e isso ganha resultados amplos, durante longo tempo, não há como pressupor um errinho de nada. Chico e Divaldo já estão reprovados severamente pela obra literária e oratória que fizeram, não havendo qualquer chance de se recuperar as bases doutrinárias aproveitando os dois "médiuns". Nem na condição de enfeites.

Além disso, a "bondade" atribuída a eles - nesta postagem não vamos citar os resultados medíocres associados à suposta filantropia associada aos "médiuns", pois isso foi e será descrito em outras oportunidades - é sempre usada como um suposto atenuante às práticas deturpadoras, criando o "rouba mas faz" do "espiritismo" brasileiro: "deturpa mas é bondoso", "distorce as ideias mas pratica caridade".

A carteirada moral do prestígio religioso está em jogo diante disso, e o que se percebe é algo típico da hipocrisia que toma conta do país: aceitar que um movimento religioso use o conceito de "bondade" como aliado de práticas desonestas, como a deturpação de ideias e a "mediunidade" de faz-de-conta, que pouco reflete das naturezas individuais dos autores mortos alegados, apresentando contradições sérias.

É como se pudéssemos também legitimar a oferta de cestas básicas em campanhas político-eleitorais, ou aceitar os trotes telefônicos de presidiários perigosos e de estelionatários soltos nas ruas que falam coisas lindas e são feitas com o mais engenhoso apelo à emoção, não raro esbanjando simpatia e aparente intimidade.

Estes dois atos são criminosos, e não é o aparente tom de benevolência, simpatia e amizade que apresentam a demagógica "filantropia eleitoral" e os estelionatos telefônicos que permitirão qualquer atribuição de "bondade" e "caridade". Apesar de toda aparente generosidade e simpatia, são atitudes perniciosas, desonestas e que agem em prejuízo de alguém.

Mas aí alguém diz que o "espiritismo" a ninguém prejudica. Até que ponto isso não prejudica? A desonestidade doutrinária impede a compreensão do legado de Kardec. A "mediunidade" de faz-de-conta impede que tenhamos contato com os falecidos, e temos que engolir propaganda religiosa que oficialmente se atribui até para espíritos ateus. E tudo isso com mensagens que não lembram os entes queridos que se foram e caligrafias que nem guardam qualquer semelhança.

O próprio fato de permitir que a bondade seja aliada da desonestidade é algo pernicioso. E bem mais traiçoeiro. Porque isso faz com que o pretexto do "amor" justifique que se minta, que se falseie, que se difundam ideias estranhas ao legado kardeciano, que se enganem famílias mandando mensagens de mershandising religioso travestidas de psicografias, se leiloem quadros falsificados tidos como "mediúnicos" a preço caro sob a desculpa do "pão dos pobres" etc.

É tanta desonestidade que as pessoas aceitam, sem reservas, apegadas ao prestígio espetacularizado dos ídolos religiosos. E se a bondade foi rebaixada, não só a um subproduto da religião, mas também a uma aliada da desonestidade do "espiritismo" brasileiro, então o sentido real de bondade, amor e caridade se perde por completo. Pois aí se torna uma atitude farsante, uma crueldade que faz a bondade virar escrava da mentira e da mistificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um