Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier, progressista? Quando, meu amigo?

(Autor: Kardec McGuiver)

Está havendo uma força-tarefa para tentar salvar a reputação de Chico Xavier, que representa uma divindade poderosa e colecionadora de inúmeras qualidades para uma multidão de ingênuos a acreditar que esta crença irá salvar toda a humanidade.

Mesmo sem provas consistentes que comprovem que Chico Xavier foi o mais evoluído ser que passou pelo Brasil e diante de provas que dizem justamente o oposto, há uma insistência em manter o médium no pedestal para apenas satisfazer os interesses particulares de seus admiradores. 

Associar Chico Xavier a conceitos de modernidade é uma dessas iniciativas, pois mesmo no "Espiritismo" deturpado há a necessidade de se associar a conceitos de modernidade, mesmo que entrem e contradição com os dogmas dessa igreja espiritual construída no Brasil pela FEB.

Mas aí eu pergunto: onde está o lado progressista de Chico Xavier? Algo meio difícil de responder pois o que se vê do médium, analisando toda a sua trajetória é de um dos mais retrógradas manifestações de conservadorismo que se tem notícia.

Um beato católico medieval, adorador de santos e rezador de terços, defensor da família tradicional e de valores pra lá de arcaicos, nunca tem condições de ser considerado progressista.

E mais, o ponto alto do notável conservadorismo de Chico Xavier pôde ser visto de forma explícita no programa de entrevistas Pinga Fogo, em 1971, auge da pior fase da ditadura militar, onde o médium mineiro não somente afirmou com convicção de que apoiava o governo instalado e sua medidas enérgicas, como criminalizou os movimentos sociais, condenando trabalhadores e camponeses sem terra. Acham que estamos inventando? Digitem no YouTube "Chico Xavier + Ditadura" e ouça da própria boca do "velhinho progressista" exemplos do mais retrógrado conservadorismo.

Ate as mensagens "edificantes" publicadas e replicadas nas redes sociais atribuídas ao "bom velhinho" nada tem de progressistas. Elas não passam de "pilulas" de auto-ajuda frequentemente vista nesses livros que tem por aí ou frases de moralismo religioso que nada servem para fazer a humanidade evoluir.

Aliás, Chico Xavier foi um incompetente na missão de fazer a humanidade evoluir. Seus admiradores mais radicais estão entre as pessoas mais teimosas da face da terra. Nesta onda de ódio em que nos encontramos, é comum ver chiquistas babando salivas de raiva quando contrariados. Justamente quando pensam estar seguindo o - suposto - exemplo de humildade dado pelo hiper-estimado médium.

Aí eu pergunto novamente: onde está o lado progressista de Chico Xavier? Você gagueja ou tenta soltar teses absurdas para tentar comprovar a sua teoria. Eu resolvo responder de forma decidida: em nada! Chico Xavier foi o sujeito mais retrógrado que esteve no Brasil, tinha sinais de atraso espiritual e falta de compromisso doutrinário. Enganou a todos e mesmo morto continua a enganar.

Como seria bom para o país se este perfeito farsante fosse definitivamente esquecido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um