Pular para o conteúdo principal

Radialista recém-falecido, que disse que Chico Xavier "previu" vida em Marte, caiu em contradição

(Autor: Professor Caviar)

Falecido no último dia 07 de dezembro de 2016, o radialista Gerson Simões Monteiro, que era presidente da Rádio Rio de Janeiro, havia declarado que o "médium" Francisco Cândido Xavier havia "previsto" a existência de vida em Marte, em artigo reproduzido no "Correio Espírita".

A estória se deu por causa de descobertas científicas realizadas pela NASA, agência espacial norte-americana, no ano de 2004. Criou-se então um alarde, a partir da declaração de Gerson Monteiro, que tinha alto prestígio e visibilidade no "movimento espírita" fluminense, de que Chico Xavier havia "previsto", de "forma pioneira", a existência de vida humana, sociedades avançadas e canais fluviais artificiais em Marte.

A "façanha" é atribuída, por Gerson, às obras Cartas de uma Morta, de 1935, atribuída à mãe de Chico Xavier, Maria João de Deus, e Novas Mensagens, de 1939, tão levianamente atribuída a Humberto de Campos (por sinal "rebaixado" de acadêmico a "repórter do além-túmulo). Tanto a suposta Maria João de Deus quanto o pseudo-Humberto teriam "viajado" para Marte para "confirmar" a existência de tais aspectos em solo marciano. Gerson atribui 65 anos (tomando como base a obra do "Humberto") de "pioneirismo" de Chico Xavier e seus "parceiros do além".

Observa-se que Chico Xavier deve ter copiado informações de reportagens científicas da imprensa na época, por meio de entrevista com o cientista Robert Millikan, físico experimental estadunidense, Prêmio Nobel de Física em 1923 e professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia, que havia comentado sobre possibilidade de haver vida em Marte e havia detalhado informações que Chico "sequestrou" e pôs na responsabilidade do fictício "espírito Humberto", que sabemos ter escrito numa linguagem muito diferente da que o autor maranhense nos deixou em vida.

A CONTRADIÇÃO

Gerson atribui não só um suposto pioneirismo a Chico Xavier e seus "parceiros do além", aos quais se atribuiu supostas descrições "pioneiras" de Marte - houve também relatos de Emmanuel e do suposto espírito de Abel Gomes - , mas alega à bibliografia do "médium" um "farto material" sobre descrições de vestígios de vida humana no planeta.

Ele comete uma contradição, ao citar a reportagem de Roberta Jansen no caderno Ciências de O Globo, intitulada "O silêncio dos ETs", publicada em 13 de março de 2010. Ele chega a questionar os 50 anos atribuídos pela jornalista aos esforços de cientistas encontrarem vestígios de vida humana e canais fluviais artificiais em solo marciano, atribuindo o prazo para 65, com base no livro do suposto Humberto de Campos.

Mas, em outra passagem, Gerson descreve um trecho em que Roberta cita os estudos de Percival Lowell, o verdadeiro pioneiro na sistematização de estudos neste sentido, em informações que não são questionadas pelo radialista, que deixa passar o trecho reproduzido:

"A ideia da existência de ETs inteligentes começou a ganhar força e a povoar o imaginário da população em geral e de escritores de ficção científica em particular a partir de observações feitas pelo astrônomo Giovanni Schiaparelli, em 1877, de um telescópio recém-construído. Schiaparelli notou que a superfície do planeta vermelho era marcada por linhas e sulcos intrincados, que chamou de canais. Ainda no século XIX, o astrônomo americano Percival Lowell retomou a ideia dos canais marcianos — ele chegou a criar um centro para estudá-los, popularizando-a. Tais canais, sustentava Lowell, só poderiam ter sido construídos por uma inteligência superior. A coisa chegou a tal ponto que ele chegou a localizar a região onde seria a capital de Marte, numa confluência de canais".

Se as pessoas realizarem pesquisas sobre os fatos e os costumes sociais ocorridos entre 1935 e 1939, se verificará que os debates sobre a possibilidade de haver vida em Marte já eram considerados velhos. Na época se havia produções em histórias em quadrinhos e no cinema, nos EUA, que falavam sobre vida em Marte, o que indicava que o tema já era bem conhecido do imaginário popular.

Além disso, a ficção científica já produziu, ainda no século XIX, obras as respeito, vide Jules Verne. E as obras de Percival Lowell que sistematizaram os estudos sobre o tema foram publicados entre 1895 e 1908, antes de Chico Xavier nascer. Portanto, não há como atribuir pioneirismo ao "médium".

Como de praxe, Gerson termina o artigo com apelos religiosos, como em todo texto "espírita" que evoca a ciência para apelar para o igrejismo. Não bastasse louvar o cientista Robert Millikan pela sua suposta reconciliação entre Ciência e Religião, Gerson evoca Allan Kardec, em traduções igrejeiras, citando a "pluralidade dos mundos", através da interpretação católica do recado de Jesus de Nazaré: "há muitas moradas na casa de meu Pai". Jesus e Kardec reduzidos a propagandistas da Santa Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um