Pular para o conteúdo principal

Que tal santificar também os "inventores" de Chico Xavier?

(Autor: Valdemar Silveira, via e-mail)

Falam tanto que o sr. Francisco Cândido Xavier é "o sujeito mais puro que passou pela face da Terra" e muitas asneiras são ditas ou escritas por chiquistas para sustentar essa idolatria cega a um deturpador grave da Doutrina Espírita.

Só que ninguém se atenta que o mito de Chico Xavier foi construído ao longo dos anos e a devoção em torno de sua pessoa um consenso fabricado para atender os interesses comerciais da FEB, que ficou com os lucros que o "médium" se recusou a ter consigo e fez a fortuna dos mercadores do suposto espiritismo ocupado em seu aparato de belas palavras e fraca filantropia.

Se as pessoas santificam tanto o sr. Chico Xavier, então por que também não santificam três homens que contribuíram para a consagração de seu mito e a transformação do "médium" numa pretensa unanimidade entre os brasileiros?

Santifiquem Antônio Wantuil de Freitas, presidente da FEB por muitos anos, tutor terreno de Chico Xavier e alimentador de seu mito. Santifiquem, também, Jean-Baptiste Roustaing e o definam como "homem puro", que forneceu as bases ideológicas da FEB e da literatura de Chico Xavier e afins.

Santifiquem Roberto Marinho, o empresário das Organizações Globo, já falecido e sucedido por seus três filhos, porque foi a Rede Globo, que manipula ao seu bel prazer o inconsciente coletivo das pessoas (que são manipuladas sem perceber), que reinventou o mito de Chico Xavier e o promoveu como um pretenso filantropo, para forçar o esquecimento de que ele é um dos piores e mais deploráveis deturpadores do Espiritismo de todos os tempos.

E santifiquem o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge, autor do documentário Algo Bonito para Deus, que transformou Madre Teresa de Calcutá, aquela exploradora de enfermos, em "símbolo da caridade", criando uma imagem tendenciosa e burocratizada de "bondade", uma virtude reduzida a um reles artifício da religião.

Foi a partir do que Muggeridge fez com Madre Teresa é que a Globo recriou Chico Xavier e o moldou para forjar aquela imagem agradável de "homem bom", típico dos heróis de novela global, e que as pessoas se esquecem que é um discurso construído.

A gente vê que essa "bondade" não adiantou em nada, e, se adiantasse, nosso país seria outro. E não é por falta de Chico Xavier, mas até por overdose dele, que o Brasil está na pior. E Chico Xavier fazia apologia do sofrimento, só pedia para as pessoas "aguentarem a barra". Não tinha que ser considerado progressista de jeito nenhum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um