Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" igrejeiro: Chico Xavier revive ritual do "lava pés"

(Autor: Professor Caviar)

Francisco Cândido Xavier sempre foi católico. Católico ortodoxo e beato em ideias, embora fosse apenas heterodoxo em rituais. Fã de circo, Chico Xavier tinha dons relativamente paranormais - nunca foi o "super-médium" que tanta gente acredita - e adotava técnicas do ilusionismo circense para "anabolizar" sua fraca mediunidade.

O episódio que relatamos a seguir mostra que o "espiritismo" brasileiro nunca foi mais do que um "catolicismo à paisana", em muitos momentos mais católico do que a Igreja Católica. 

Em seu conteúdo ideológico, o "espiritismo" brasileiro, a mil-anos luz distante de Allan Kardec - apesar de tantas tentativas de se demonstrar o contrário - , se comprova herdeiro da essência do antigo Catolicismo português, vigente no Brasil até as primeiras décadas do século XX e marcada de muitos dogmas e ritos medievais.

Tanto que seu maior propagandista, Chico Xavier, da maneira mais explícita e com suas próprias palavras, provou ser devoto da Teologia do Sofrimento, corrente mais retrógrada da Igreja Católica e que via nas desgraças humanas um "caminho mais rápido" de "purificação da alma". Embora até hoje nada se tenha declarado oficialmente, Chico Xavier foi realmente um devoto dessa lamentável ideologia.

Chico, em seus livros, inseria um igrejismo viscoso, gosmento, bem ao gosto do Catolicismo medieval e da ortodoxia religiosa. Por muito pouco Chico Xavier foi excomungado pela Igreja Católica, apenas por um fato bobo como "falar com os mortos" (Chico dizia entrar em contato com sua falecida mãe e com o espírito de um padre jesuíta, Manuel da Nóbrega, rebatizado Emmanuel), mas a verdade é que Chico nunca divergiu dos católicos ortodoxos e seu catolicismo até "parou no tempo" em relação a figuras como Dom Hélder Câmara e Alceu Amoroso Lima.

Um exemplo desse igrejismo entusiasmado de Chico Xavier está no livro Chico Xavier:Um Doce Olhar para o Além, de Sebastião Aguiar, lançado pela Editora Globo no ano do centenário de nascimento do "médium" mineiro. Note-se que a Editora Globo é de propriedade das Organizações Globo, que através da Rede Globo se baseou num documentário de Malcolm Muggeridge sobre Madre Teresa de Calcutá para reinventar o mito de Chico Xavier, enfatizando o lado "filantrópico".

Neste livro, existe uma passagem que é uma reconstituição da cerimônia de lava-pés, interpretada também com alguns dados sobrenaturais. Nesse episódio, Chico Xavier é personagem de um rito católico que é definido como um processo místico de "cura", mostrando o problema nem sempre compreendido da religião querer competir com a Medicina na execução de curas difíceis, através de procedimentos místicos de valor duvidoso.

Diante disso, comprova-se que o "espiritismo", sempre que podia, contrariava e combatia a Ciência, sim, seja discriminando intelectuais menos badalados - como Franz Anton Mesmer, Percival Lowell e Wolfgang Bargmann - , seja promovendo, se não o monopólio, pelo menos a supremacia da fé religiosa nas curas mais difíceis. Por trás desse processo considerado por muitos "lindo e edificante", existe a desmoralização da comunidade científica, como se meras preces pudessem fazer mais do que pesquisas científicas bastante trabalhosas.

==========

TRECHO DO LIVRO CHICO XAVIER: UM DOCE OLHAR PARA O ALÉM (PÁGS. 32-33)

Por Sebastião Aguiar - Editora Globo, 2010

Chico vinha sofrendo de fortes dores num dos pés e mancava, sem que os médicos que o atenderam pudessem aliviá-lo. Diariamente, os funcionários da Fazenda Modelo eram trazidos de volta para casa em charretes que, ao retornarem a Pedro Leopoldo, tinham de passar pelo Biriba, nome dado à zona de meretrício da cidade.

Uma tarde, ao passarem pelo local, Chico e seus companheiros foram chamados pelas moças que viviam ali. Uma delas, dirigindo-se ao Chico, disse: "Venha até a minha casa, preciso lhe falar". Os colegas logo fizeram gracejos e comentários maliciosos, mas ele desceu da charrete e foi até a residência da moça.

Ali, as prostitutas reunidas o receberam com profundo respeito. Pediram-lhe que sentasse. A moça que o abordara trouxe uma pequena bacia com água limpa, pediu permissão para descalçá-lo, colocou seu pé doente na bacia e, segurando uns raminhos de flores do campo, rezou, seguida pelas companheiras. Ela molhava os raminhos e os batia delicada e repetidamente no pé de Chico. Depois enxugou-o, beijou-o e calçou-o.

Dois dias depois, emocionado, Chico contava o episódio aos amigos. Sua vidência lhe mostrou que o líquido da bacia foi ficando escuro e lodoso à medida que a moça banhava seu pé, fazendo com que a dor o deixasse lentamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um