Pular para o conteúdo principal

Emmanuel demonstrou ser espírito leviano

(Autor: Professor Caviar)

O deslumbramento dos "espíritas" em torno de seus ídolos, como Francisco Cândido Xavier e Divaldo Franco, faz com que se aceite tudo como se fosse superioridade moral, perfeição espiritual e outras pretensas maravilhas.

Com isso, a emoção toma conta da razão e o "espiritismo" brasileiro se reduz a um desfile de textos sobre "fraternidade" ilustrados por um monte de coraçõezinhos. As pessoas não percebem a perversidade que está por trás de tudo isso.

Pois, no caso de Emmanuel e, por conseguinte, de Joana de Angelis, o que se observa é que eles demonstraram terem sido espíritos autoritários com seus "médiuns", Chico Xavier e Divaldo Franco.

Pela formação moralista e ultraconservadora existente no Brasil, valorizando as relações de dominação e superestimando a hierarquia, as pessoas pensam que essa personalidade autoritária dos dois espíritos é expressão de disciplina e evolução moral, o que é um equívoco terrível.

A tradição autoritária marca o Brasil, que já passou por uma ditadura militar de 21 anos e, depois de uma frágil democracia consolidada por um período relativamente progressista (2003-2016), passará por uma fase de plutocracia intensa com Michel Temer. Daí fazer sentido atribuir superioridade moral a espíritos de conduta militaresca como Emmanuel e Joana de Angelis.

E como os "espíritas", que juram tanta fidelidade a Allan Kardec, apenas fingem ler seus livros e ideias, eles se esquecem de muitas recomendações do pedagogo francês que soam muito desagradáveis aos "bondosos kardecistas".

Não custa citar O Livro dos Médiuns, volume que, pelo seu conteúdo, derrubaria o "espiritismo" brasileiro como explosivos demolindo um edifício velho e inútil, não restando Chicos e Divaldos para contar estória.

O livro, lançado por Kardec em 1861, mostra o item 267 do capírulo 24 - Identidade dos Espíritos, que cita vários meios de conhecer a qualidade dos espíritos. Aqui nos atemos ao décimo item dessa lista, que alerta para os espíritos autoritários, considerados sempre levianos e inferiores, contradizendo a fama de "espíritos puros" dos tirânicos "mentores" de Chico Xavier e Divaldo Franco. Escreveu Kardec:

10º) Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente. Todo Espírito que se impõe trai a sua condição.

São exclusivistas e absolutos ns suas opiniões e pretendem possuir o privilégio da verdade. Exigem a crença cega e nunca apelam para a razão, pois sabem que a razão lhes tiraria a máscara.

O caso de Emmanuel é o mais famoso, embora sabemos que o exemplo de Joana de Angelis, em relação a Divaldo Franco, seja bastante similar. O "mentor" de Chico Xavier personifica o que Allan Kardec chama de "espírito mau", da forma mais evidente e explícita possível, em poucas palavras de fácil e imediata compreensão.

Pelo que se vê na trajetória de Chico Xavier, Emmanuel sempre agiu de maneira autoritária, não raro impondo trabalho intenso mesmo quando Chico estava cansado e doente. Chico chegou a ser ameaçado de morte quando perguntou sobre a possibilidade de abandonar o trabalho. Da mesma forma, Joana de Angelis era tirânica com Divaldo, dizendo certa vez: "Eu estou morta e continuo trabalhando", ordenando que seu subordinado continue os trabalhos.

É um tipo de escravidão, com o agravante de ser vinda de espíritos do além, o que revela um caso perigoso de obsessão, o que faz derrubar qualquer tese de superioridade moral e relações espiritualizadas tão associadas a esses "médiuns". E basta ler Allan Kardec para entender os equívocos que se tornaram "verdades absolutas" dentro do "movimento espírita".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um