Pular para o conteúdo principal

O medo de cairmos em mais um "mea culpa"

(Autor: Professor Caviar)

Diante da grave crise em que vive o "movimento espírita" brasileiro, um grande temor volta a preocupar os questionadores mais severos: o de haver mais um recuo às críticas severas feitas contra os deturpadores que usurpam a Doutrina Espírita ao seu bel prazer.

Durante 131 anos, a deturpação do Espiritismo através de uma abordagem igrejista encontrou, na figura de Chico Xavier, um propagandista muito habilidoso, e os escândalos que vieram a combatê-lo, todavia, murcharam diante de circunstâncias muito estranhas.

O pretexto era sempre esse: recuar diante da "maldade" em combater uma figura supostamente associada ao trabalho do bem e personificada num caipira delicado e sensível, mais tarde um velho doente e fragilizado.

Nos esquecemos do que a ficção científica, embora de maneira fantasiosa, nos ensinava em metáforas, com verdadeiros vilões se travestindo de pessoas frágeis e bondosas para nos enganar, como que num contra-ataque às avessas, através da simulação conhecida como "coitadismo", que é a pessoa se passar por vítima para desarmar os que agem contra ela.

Esquecemos de obras de suspense e tantas outras obras que, embora ficcionais, nos traziam mensagens nesse sentido, de não nos enganarmos com as aparências, e mantermos vigilantes diante de uma realidade nada simplória em que os piores espertalhões são justamente aqueles que usam a roupagem da pretensa simplicidade e da falsa benevolência para nos enganar e deixar desnorteados e entorpecidos com esse aparato de bondade.

Chico Xavier, realizador de pastiches literários, dos mais aberrantes e grosseiros, passou pela prova jurídica de 1944, no processo relacionado ao escritor Humberto de Campos, cujo nome foi usado em "psicografias" que nem de longe refletem o estilo pessoal do falecido escritor maranhense, porque os juízes simplesmente não entenderam a natureza do processo.

Xavier ainda passou por outros obstáculos: a promessa de denúncias do sobrinho Amauri Xavier (morto provavelmente por "queima de arquivo"), as fraudes de Otília Diogo e a crise do roustanguismo no "movimento espírita". E ainda foi premiado pela Rede Globo de Televisão com a imagem de "mito filantrópico" reciclada nos moldes que o inglês Malcolm Muggeridge fez com Madre Teresa de Calcutá!

Tudo isso foi permitido porque, num dado momento, a aparência de "bondoso" e "frágil" de Chico Xavier seduziu muita gente, fez muitos críticos recuarem e todas as irregularidades do "movimento espírita" ficarem na impunidade.

O maior medo é que, mesmo com essas irregularidades crescendo como um câncer, o que faz o "movimento espírita" ter desenvolvido uma postura "dúbia", bajulando Allan Kardec e fingindo seguir rigorosamente seu pensamento, mas praticando deturpação igrejeira, as críticas severas de hoje murcharem num suposto arrependimento por "visões tão duras" contra Chico e Divaldo Franco!

Seria horrível esse recuo movido pelo sentimento de complacência, de "mea culpa" pelas críticas austeras. Essa forma mórbida, hipócrita e subserviente de "perdão" e "misericórdia", em que a "bondade" de fachada é sempre aceita, fossem as fraudes e armadilhas nela escondidas.

E isso é a esperança do "movimento espírita", de ver os críticos severos serem derrubados mais uma vez pela sedução fácil da complacência, por esse arremedo de perdão que mais parece uma aceitação dos erros, gratuita e permissiva.

Não se pode pensar assim. Seria esquecer dos apelos de Erasto, de que devemos ser duros com os deturpadores, sem dar qualquer chance à complacência, porque a desonestidade doutrinária é um defeito a ser reprovado e combatido, fosse a roupagem de "bondade" e "caridade" que tiverem, porque a desonestidade é uma qualidade negativa demais para ser apoiada pelo verniz da "bondade".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um