Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier não se encaixou no "homem de bem" de Allan Kardec

(Autor: Professor Caviar)

Do contrário que muitos seguidores de Francisco Cândido Xavier tanto insistem em acreditar e alardear, ele nem de longe correspondeu ao modelo de perfeição espiritual ou mesmo de bondade plena que são tidos como suas "qualidades maiores".

Embora a propaganda "espírita" insista em defini-lo como o mais perfeito exemplo de "homem de bem", nós sabemos que isso é enganoso, e essa propaganda é claramente inspirada na aliança entre a FEB e a Rede Globo para, com base num documentário inglês sobre Madre Teresa de Calcutá, trabalhar o ídolo religioso Chico Xavier como um "ícone da caridade".

Há quem acredite, muitos por ingenuidade, que Chico Xavier sempre agiu e expressou conforme os ensinamentos de Allan Kardec. Isso é uma grande mentira. Chico foi um mistificador dos mais irresponsáveis, e fez os brasileiros entenderem ERRADO a Doutrina Espírita, com uma série de preconceitos católicos que o anti-médium mineiro despejou na doutrina kardeciana, como quem despeja lixo no meio da rua.

Certo palestrante "espírita" havia descrito que Chico Xavier personificava o "Homem de Bem" que Allan Kardec descreveu no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo XVII, Sede Perfeitos, no item 03, intitulado "Homem de Bem". Diz seu primeiro parágrafo:

"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele".

Muito se tem que se queixar de Chico Xavier. O próprio fato dele ter emporcalhado (sim, essa é a palavra) a Doutrina Espírita com seu mal-disfarçado catolicismo, prejudicando gravemente a real compreensão do pensamento kardeciano, já anula o sentido de perfeição e bondade que tanto se associa ao anti-médium de Pedro Leopoldo e Uberaba.

Isso em si já anula os diversos aspectos contidos nesta frase: não faz justiça ao pensamento kardeciano - é só comparar a bibliografia chiquista e as obras kardecianas para encontrar contradições aberrantes - , viola qualquer lei, ou melhor, qualquer princípio de lógica e bom senso, qualquer noção de coerência da realidade.

E se Chico Xavier "nada exigia" em recompensa, isso é enganoso, porque ele foi o mais recompensado pelo deslumbramento religioso, pelas vaidades e fantasias, em torno dele e de seus seguidores e adeptos, uma presunção que aparentemente não tem formas materiais, mas consiste num orgulho comparável ao dos afortunados da matéria, já que muitas vezes a roupagem religiosa é a mais traiçoeira a esconder sob rios de flores as piores fogueiras das vaidades.

Se Chico Xavier deixou de ser útil em alguma coisa, é de ser, em vez de um intruso na Doutrina Espírita, um renovador da Igreja Católica, preferindo o oportunismo fácil de se infiltrar em causa nova sem se identificar naturalmente a ela, em vez de se manter numa causa que já conhece e renová-la corretamente.

Se Chico Xavier deixou de fazer o bem, foi através de julgamentos de valor contra sofredores - imagine, atribuir a todas as vítimas de uma tragédia num circo de terem sido algozes romanos - ou de usurpar indevidamente do nome de autores como Humberto de Campos, ofendendo seu legado apresentando obras que nada tem a ver com o estilo original do falecido autor.

Chico Xavier ainda defendeu a ditadura militar quando até mesmo o mais histérico defensor do golpe de 1964, o ex-governador da Guanabara e jornalista Carlos Lacerda, estava na oposição. Quando a ditadura militar se tornava mais cruel, Chico Xavier ainda pedia a todos, em rede nacional, para que orássemos pelos generais e pelos torturadores que só estavam "combatendo o comunismo".

Portanto, Chico Xavier nunca pode ser considerado o "homem de bem" citado por Allan Kardec. O próprio Kardec reprovaria sem hesitar o trabalho do anti-médium mineiro, que mais atrapalhou do que ajudou. 

Uma prova de que a bondade de Chico Xavier é conversa para boi dormir, até a "iluminada" cidade de Uberaba, tida como "das mais elevadas energias", está em decadente nível de qualidade de vida e apresenta índices preocupantes de violência. Se a cidade "protegida" pelo "homem chamado amor" vive o drama de muitos assassinatos e outros crimes, significa que seu "bom exemplo" foi em vão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um