Pular para o conteúdo principal

Dois pesos, duas medidas

(Autor: Rafael Bozzano, via e-mail)*

Vocês não notaram que os brasileiros estão dando dois pesos e duas medidas em relação a duas personalidades nacionais? Lula tratado como um bandido mafioso e Chico Xavier como a mais pura alma humana, às vezes tida como mais importante que Jesus Cristo?

Eu sempre achei um exagero nessas duas abordagens, e quero chamar a atenção ao fato de que, por trás disso, existe todo um jogo de aparências que faz as pessoas fazerem tais juízos de valor.

Primeiro, vamos ao Lula. Qual é a aparência dele? A do gordinho robusto, com rosto barbudo, voz bem grave, jeito enérgico de fazer discurso, e um comportamento aparentemente rude de quem teve origem nordestina e foi operário no ABC paulista.

E Chico Xavier? A do caipira ingênuo, submisso à moral e aos bons costumes, religioso exemplar, que orava e dava esmolas, era gentil com todos, obediente aos mais fortes, e que depois, frágil e doente, buscava acolher as pessoas andando com dificuldade.

São dois estereótipos, duas imagens e dois aparatos que despertam reações nas pessoas em que a emoção extrema é levada em conta, e que faz com que se façam juízos de valor infundados, sem muita razão, mas tidos como "verdade" porque são as aparências que dizem.

As pessoas deixam de raciocinar embora, num momento ou outro, venha sempre algum engraçadinho na Internet usando um argumento "racional", no esforço vão de ficar com a última palavra, com a verdade final para tudo.

Aí o que se vê é o pessoal usando falsas informações históricas para atacar Lula e fazendo todo um mimimi pretensamente ativista para endeusar Chico Xavier. Só que, por trás das aparências, os estereótipos são traídos pela própria essência dos fatos.

Lula é acusado de irregularidades muito mal explicadas. Sua suposta participação no esquema de corrupção da Petrobras, investigado na Operação Lava-Jato comandada por um atrapalhado e posudo Sérgio Moro, o juiz favorito da Rede Globo, é uma estória muito mal contada e parcialmente analisada.

Chico Xavier se envolveu comprovadamente em atividades ilícitas como a falsidade ideológica em pastiches literários, se apropriando de nomes ilustres da literatura, como Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Antero de Quental e, acima de tudo, Humberto de Campos, e outros relativamente esquecidos, como a Auta de Souza de vida brevíssima.

Chico apoiou fraudes de materialização, que mais pareciam brincadeira de criança com pessoas se cobrindo de lençol branco como se quisessem brincar de fantasma e, sobre a cabeça, se colavam fotos impressas de pessoas mortas.

É certo que no caso de Otília Diogo ela não recorreu às "cabeças de papel" das fotos mimeografadas, mas ela fez todo um espetáculo ilusionista que Chico Xavier acompanhou animadamente e assinou embaixo a pretexto de "autenticar" a farsa. E, o que é mais grave, fotos comprovam que Chico estava feliz, apoiando toda a brincadeira. Foi isso que fez Waldo Vieira romper com seu antigo ídolo e parceiro e criar uma outra seita.

FATOS COMPROVADOS DAS FRAUDES DE CHICO XAVIER

Tudo isso é comprovado por fatos, e uma comparação, por exemplo, entre as obras originais de Humberto de Campos e as obras "espirituais" que levam seu nome, há uma disparidade bastante grosseira de estilos. Parecem dois escritores diferentes que usam o mesmo nome. E são mesmo: o "espírito" escreve igualzinho ao Chico Xavier que conhecemos através de suas frases.

Enquanto isso, é a suposta bondade de Chico Xavier que é muito mal explicada tanto quanto a corrupção de Lula. Para onde foi o dinheiro que Chico recusou a ganhar da venda de livros? Ninguém sabe, mas essa fortuna enriqueceu os chefões da FEB, sobretudo o ex-presidente Antônio Wantuil de Freitas.

E as ações filantrópicas? As pessoas não conseguem precisar. Dizem que Chico "ajudou muita gente" e só. E parte da caridade era traiçoeira, mesmo: ele expôs as famílias de mortos ao sensacionalismo da imprensa, criou falsas mensagens mediúnicas que mais parecem aqueles trotes em que o sequestrador manda uma carta fingindo ser o sequestrado.

As demais caridades eram coisa paliativa, esmolas, tudo isso sem muito efeito de transformação. Almas anestesiadas, até bem alimentadas e razoavelmente instruídas, mas sob o preço do proselitismo igrejeiro da religião dita espírita. Eles não iriam deixar de influenciar as pessoas a crer nas mesmas bobagens neocatólicas que pregam. Dizem que não influenciam, mas na prática influenciam, sim.

Não estou querendo aqui dizer que Lula era perfeito ou fazer propaganda dele. Não sou um petista, mas vejo um exagero na campanha contra ele. Mas observo que Lula demonstra ser simpático e foi esforçado na sua tarefa de tentar melhorar o país, observando não só o patrimônio dos ricos, mas também a qualidade de vida do povo em geral.

A mídia nem quer ouvi-lo, os jornalistas da grande imprensa deixaram de se preocupar com o direito à informação, só trazem o ponto-de-vista dos anti-petistas, gente neurótica e rancorosa, esquecendo que, bem ou mal, o Governo Lula tentou melhorar a economia de nosso país e veio com reformas sociais, ainda que de forma limitada e frouxa.

Se Chico Xavier tivesse ajudado mesmo as pessoas, alguém imaginaria que Uberaba seria uma das cidades mais violentas do país? Que ninguém acuse sua população de ignorar Chico Xavier, porque ele é considerado uma das personalidades mais populares que viveram naquela cidade. Valoriza-se demais Chico Xavier, através de seu legado, e nem por isso Uberaba deixa de semear ódio e sede de sangue.

É preciso que as pessoas deixem de lado a emoção exaltada, seja o rancor político, seja o deslumbramento da fé religiosa, e passem a pensar um pouco mais das coisas, além de se informarem melhor e terem um pouco de cautela antes de criar ídolos ou algozes através das conveniências sociais.

Encarar tudo pelo jogo da aparência só trará desilusões fortes, e fará com que as fantasias populares criem injustiças que irão além dos clichês ideológicos em que tanto acreditam. A vida é bastante complexa para julgar o caráter de cada pessoa pela aparência.

-------------------------------------------------------------------------
*NOTA de Professor Caviar: Recebemos este e-mail de alguém que lê muito este blog. Decidimos publicá-lo a pedido do autor. O texto passou por revisão ortográfica e teve subtítulo colocado por nossa equipe para facilitar a leitura. Mas a essência do conteúdo permanece inalterada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um