Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier e o dinheiro

(Autor: Kardec McGuiver)

Muita gente gosta de comparar Chico Xavier e Edir Macedo alegando que o primeiro nunca cobrou dinheiro e o segundo sempre cobra. Tenho um amigo na Universal que alega que nem sempre a igreja cobra dinheiro e que ele é dado de maneira voluntária, como ocorre na oferenda nas missas católicas. Mas muita gente de fato decide ajudar, pensando que "Deus" recebe dinheiro. E os "espíritas" não ganham dinheiro? Vivem como? Se alimentam de ar, morando em "colônias espirituais"? Nada disso!

Bom. na verdade os "espíritas" ganham sim, muito dinheiro. Muito mesmo. A FEB é uma instituição rica. Suas lideranças, quando precisam se tratar da saúde, não recorrem a arriscadas cirurgias mediúnicas feitas sem higiene e sem o conhecimento e os equipamentos necessários. O próprio Chico Xavier teve que recorrer a um hospital particular enquanto seus admiradores morriam nos abatedouros de precárias instituições de saúde.

O grade trunfo dos "espíritas" brasileiros é a discrição. Os neo-pentecostais são muito "escandalosos" nas suas práticas e alardeiam o que fazem para todos os olhos e ouvidos atentos. Os "espíritas" não. Elegantes na forma, mas traiçoeiros no conteúdo, cometem muitos deslizes, mas com o cuidado de que estes não consigam chegar ao conhecimento público, mantendo o verniz de humildade e altruísmo consagrado por suas instituições e personalidades. Bem espertos, os "espíritas".

Aí eu pergunto: o "Espiritismo" não ganha dinheiro? Ganha. E vai todo para a caridade? Seguramente não. Cálculos feitos atentemente sugerem que menos de 1% vai de fato para a caridade. O resto, não se sabe oficialmente. Mas pode estar indo para manter o alto padrão de vida de suas lideranças. Discretamente, of course, my horse!

O "Espiritismo" possui outras formas de ganhar dinheiro, diferente dos neo-pentecostais. Palestras caríssimas sobre assuntos banais, livros supostamente psicografados, quadros supostamente psico-pictografados, discos e videos com palestras ou músicas "espíritas" (que mais parecem reproduções do gospel dos neo-pentecostais, com exatamente o mesmo conteúdo), entre outras fontes de renda. 

Transformar lideranças "espíritas" em divindades ajudou bastante a atrair público para workshops muito bem remunerados, onde pessoas pagam caro para passarem dias comendo e bebendo ouvindo palestrantes falarem nada sobre coisa nenhuma. 

E outra forma de renda são os filmes "espíritas". Lançados no cinemas, eles se tornam boa fonte de renda para a doutrina. E mesmo dispostos posteriormente "de grátis" na internet, servem como isca para atrair gente que irá sustentar financeiramente a doutrina de outras formas.

Alegam os defensores dessa prática que o dinheiro arrecadado vai totalmente para a caridade. Que boa notícia! Pena que ela só pode ser percebida na teoria e nunca na prática. Pois do jeito que o "Espiritismo" ganha dinheiro, além do fato de ter muitos ricos seguindo a doutrina, a caridade supostamente praticada teria mudado a sociedade brasileira, tirando definitivamente as pessoas da pobreza e eliminando de vez os problemas sociais, garantindo uma sensível elevação da qualidade de vida de todas as pessoas auxiliadas. Mas a teoria é muito mais linda do que a prática e só serve mesmo para promover as suas lideranças mentirosas e oportunistas e seus dogmas absurdos. 

Infelizmente ainda tem muita gente que acredita na versão deturpada do "Espiritismo" acusando os críticos mais sensatos de "caluniadores" e "obsediados". Infelizmente as instituições "espíritas" seguem atraindo muitos ingênuos e gerando muita renda, sempre arrumando desculpas esfarrapadas para inutilmente tentar calar a boca dos críticos. 

Da próxima vez que você tentar rotular Chico Xavier ou outra liderança "espírita" de "pobrezinho", procure se informais mais e cobrar das instituições "espíritas" para onde está indo o dinheiro e se ele está servindo para ACABAR COM OS PROBLEMAS das pessoas auxiliadas. Pois o bom senso alerta que se uma mão se estender novamente para pedir auxílio a uma mesma instituição que supostamente o havia ajudado, é quase sempre porque a ajuda não foi feita de forma eficiente. 

E infelizmente, muitas vezes quem não precisa de ajuda consegue ser muito mais auxiliado, aumentando o prestígio que o fará atrair mais pagantes e portanto, mais dinheiro para seus cofres nada altruístas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um