Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre separar Humberto de Campos de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar)

Já descrevemos a necessidade de separar Humberto de Campos de seu maior obsessor, Francisco Cândido Xavier, como uma obrigação em respeito à memória do autor maranhense, usurpado pelo "bondoso médium" em obras "espirituais" que claramente não condizem ao estilo do autor de Sombras que Sofrem (foto), um dos últimos livros lançados, ainda em 1934, meses antes da morte do autor.

Trata-se de uma atitude de respeito, não apenas valorizando o legado que Humberto nos deixou em vida, durante seus breves 48 anos de idade, mas rejeitando as obras "mediúnicas" que, usando o seu nome, se comprovam inverídicas quanto à esta atribuição de autoria espiritual.

Em 2014, foi lançado, para lembrar os 80 anos de falecimento do notável escritor, o polêmico Diário Secreto, no qual Humberto, usando vários pseudônimos - o principal deles era Conselheiro XX (leia-se "conselheiro vinte"), grotescamente parodiado por Chico Xavier quando criou o codinome "Irmão X" ("irmão xis") para o seu "Humberto de Campos" - , fazia piadas irônicas sobre várias personalidades de seu tempo.

Felizmente, a efeméride não se lembrou dos livros de Chico Xavier, e desse modo Humberto de Campos pôde circular livre, leve e solto entre os amantes da boa literatura, mesmo com um livro que causou muito desgosto quando foi lançado. Lembrou-se tão somente das obras que Humberto lançou em vida, e alguns lançamentos deixados em vida para publicação póstuma, como Memórias Inacabadas, de 1935, que o já enfermo escritor não conseguiu completar.

Infelizmente, porém, não há, até agora, um único pronunciamento oficial rejeitando a "literatura espiritual" que leva o nome de Humberto de Campos, usada por Chico Xavier. Pretextos de "bondade", "mensagens de amor", "recados de fraternidade" etc não podem ser considerados, porque não existe uma "fraude boa", ela é fraude de toda forma, por mais que fale mensagens fraternais e tudo.

Deveria haver. Os críticos literários e escritores mais qualificados rejeitaram a "psicografia" atribuída a Humberto de Campos. Apontaram razões para isso, provas consistentes, a indignação não pode ser vista como uma suposta perseguição a um "homem de bem", Chico Xavier, e sim uma revolta justa de quem vê o nome de Humberto ser usado para "assinar" obras que nem de longe lembram seu estilo.

Cabe, portanto, as pessoas analisarem as obras de Humberto em vida e as do suposto espírito, tomando todo o cuidado de se despir de paixões religiosas. pois, sem dúvida alguma, se observará aberrantes diferenças de estilo, que parciais semelhanças não podem desmentir. Afinal, não é a semelhança que garante veracidade de uma obra, se houver diferenças que contradigam algum detalhe pessoal do autor alegado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um