Pular para o conteúdo principal

Superioridade de Chico Xavier é uma farsa

(Autor: Kardec McGuiver)

Cada religião tem seu conjunto de dogmas. Dogmas são lendas e preceitos, não raramente em desacordo com a lógica e com a realidade que são impostas a serem aceitas como condutoras da vida de quem concorda com eles. E o "Espiritismo" brasileiro, transformado em uma seita igrejista, lançou mão de criar os seus dogmas, já que recusou o estudo sugerido por Allan Kardec em suas obras.

Um dos dogmas é a superioridade de suas lideranças, transformadas em divindades vivas. Ignorando que todos os espíritos encarnados e desencarnados que habitam a esfera terrestre pertencem a mesma natureza espiritual, os fiéis da Igreja Espírita acreditam que espíritos de suposta evolução máxima reencarnam na Terra como missionários, escolhidos por Deus (??!!) com a "missão" de "ajudar a humanidade". É nesta categoria que inclui muitas personalidades do "Movimento Espírita".

Mas vamos ater a Chico Xavier, que é o foco deste site, se lembando que outras lideranças e mitos se encontram na mesma situação do médium, completamente divinizados, o que é incompatível com a proposta original da doutrina, que não admite a personalização de ideias ou o culto à personalidades.

Um cidadão de poucas qualidades e muitos defeitos, mas divinizado

De fato, Chico Xavier nunca passou de um cidadão de formação católica que, excomungado de sua crença por ser portador de alguma paranormalidade, foi recebido pelos "espíritas" brasileiros que, enxergando algum carisma no médium, decidiram transformá-lo em divindade, ara servir de isca para "aumentar o rebanho" na doutrina. Sim, o "Espiritismo" brasileiro também tem a obsessão em aumentar a sua quantidade de fiéis, como comprova o dogma defendido por eles de que "no futuro todos serão 'espíritas'". Se for "espírita" de Chico Xavier, será um mau negócio.

Os dirigentes da FEB, como falei, transformaram Xavier em uma divindade. Inicialmente tratado como "atração de circo", seu mito foi aos poucos moldado até hoje ser considerado "o maior filantropo do Brasil", mesmo sem ter causado de fato uma transformação significativa na sociedade brasileira. Ou seja, é apenas uma mitologia para atrair mais pessoas para a "doutrina".

Se aproveitando bastante do baixo nível intelectual do povo brasileiro, os dirigentes da FEB lançaram muitas lendas sobre Chico Xavier, com pseudo-biografias que lhe embutiam qualidades de todos os tipos. Até mesmo superpoderes foram embutidos para que o médium parecesse muito maior do que era. De fala mole e opiniões oscilantes, 

Xavier nunca teve o perfil de líder transformador. Foi no máximo uma pessoa simpática que atraiu muitos admiradores. Mas infelizmente não tinha traços de sua suposta superioridade. Tinha inúmeros defeitos, muito mais do que qualidades. 

Participou de fraudes, e usou nomes de famosos mortos em suas falsas psicografias de conteúdo igrejista. Apoiou sem hesitar a Ditadura Militar. Praticava caridade apenas paliativa, e mesmo assim era partidário da sádica Teologia do Sofrimento. Obsediou filhos mortos de mães desesperadas ao invés de consolá-las fazendo-as aceitar o falecimento de seus filhos. E era submisso à espíritos e lideranças que o manobravam da maneira que queriam. Além de ter escrito livros cheios de erros e de absurdos, com inúmeras teses sem pé nem cabeça.

Como uma pessoa com tantos defeitos pode ser considerado de "máxima evolução" e ter encerrado a capacidade de reencarnar*? Isso é impossível e quem acredita na superioridade de Xavier é ingênuo e não raramente irracional. 

Como falamos em outras oportunidades, Francisco Cândido Xavier foi um dos espíritos mais atrasados que estiveram na Terra. Não tinha a maldade estereotipada, mas cometeu das suas, principalmente sob a base da Teologia do Sofrimento, uma teoria sado-masoquista inventada pelos católicos medievais e difundida por Teresa De Lisieux.

Seria mito bom que descartarmos Chico Xavier. Não precisamos dele e nem de suas obras ou de seu "exemplo". Deveríamos nós mesmos criar nosso próprio exemplo de evolução de caráter, baseando em nossa própria vontade e melhorar o mundo, sem idolatrias de quaisquer tipos.

-----------------------------------------------
* NOTA: Foi isso mesmo que você leu: Xavier não precisava nem mesmo reencarnar em planetas superiores. Enquanto muitos espíritos, ao desenvolverem suas capacidades intelectuais são transferidos para planetas mais evoluídos, Xavier, segundo seus admiradores, não precisou mais reencarnar, o que e de uma imensa malandragem, se observarmos o que Xavier fez pela doutrina e pela humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um