Pular para o conteúdo principal

"Protegido" pela mídia "espírita", Rio de Janeiro sofre grave crise

(Autor: Professor Caviar)

O Rio de Janeiro sofre uma grave crise. Sob todos os aspectos. Crise da saúde, crise educacional, crise política, crise financeira local, crise moral com a ação da trolagem na Internet, crise cultural com o fechamento ou a ameaça de extinção de espaços e instituições culturais, e crise de segurança, com muitos assassinatos ocorrendo na cidade, vitimando muitos inocentes de qualquer classe social.

O quadro de decadência do Estado do Rio de Janeiro e da sua famosa capital é vertiginoso e indica que não irá terminar tão cedo. A outrora Cidade Maravilhosa superou Salvador no ranking de cidades com maior número de desempregados no Brasil e superou São Paulo no topo das cidades mais poluídas do país. A cidade do Rio de Janeiro também é uma das cidades com custo de vida mais caro.

O Estado é "protegido" pela mídia "espírita". O mineiro Francisco Cândido Xavier é um ídolo no Estado. A antiga sede da Federação "Espírita" Brasileira, hoje sua principal filial e conhecida, desde a sua fundação, como a "Casa Mater do Espiritismo", continua em pé na região da Uruguaiana onde as diversas casas em volta sofrem eventuais incêndios.

Além do prédio da FEB - apelidado pelos contestadores do "espiritismo" como "Vaticano", aludindo à sua inclinação fortemente igrejista - , tem-se uma emissora de rádio, a Rádio Rio de Janeiro AM (que chegou a testar, em 1961, uma frequência em FM, no prefixo da atual Melodia FM, de Petrópolis), e o jornal Correio Espírita.

Há também o mito "espírita" de que, sobre o céu do Estado do Rio de Janeiro, se situa a suposta colônia espiritual Nosso Lar, tida por seus crentes e seguidores como a "maior colônia espiritual" existente na face da Terra e um dos pólos de "maior elevação energética" na órbita terrestre.

A Rádio Rio de Janeiro é presidida por Gerson Simões Monteiro, dirigente da Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso (Funtarso), da qual chegou a ser presidente e vice-presidente. Ele também é colunista do jornal Extra e é considerado um dos principais palestrantes "espíritas" do Estado.

Gerson Monteiro é conhecido por espalhar um factoide irresponsável de atribuir pioneirismo de Chico Xavier em prever a existência de vida em Marte - canais artificiais, civilizações sofisticadas, seres humanos inteligentíssimos - em cerca de 80 anos, através de livros "psicografados" de 1935 e 1939.

Esse factoide é irresponsável porque a História da Ciência registra, explicitamente, que esses mesmos temas eram discutidos e analisados bem antes de Chico Xavier nascer e um dos que estudaram o tema com mais precisão foi o astrônomo estadunidense Percival Lowell (1855-1916), que lançou três livros sobre o assunto, em 1895, 1906 e 1908, portanto, até dois anos antes do "médium" nascer.

A mídia "espírita" alimenta e articula as atividades de "centros" coordenados pela FEB, que apesar de não ter o Rio de Janeiro como sua sede, tem na cidade como seu principal raio de influência, maior até do que Brasília.

E vendo que o "espiritismo" igrejista, moralista e esotérico, com todas suas contradições, atrai energias bastante confusas, dá para perceber a contribuição que eles dão para a crise que atinge o Rio de Janeiro, já perdido na "religiosização" de tudo, seja pelas influências viciadas do fanatismo católico e neo-pentecostal, em que qualquer modismo é tido como "de decisão divina".

É isso que provoca a situação de decadência em que os fluminenses se situam, e que pode trazer um sério perigo para o país, porque a cidade do Rio de Janeiro continua sendo vista como "cidade-modelo" para muitas medidas relacionadas à cultura, urbanismo e mídia, o que significa que sua decadência pode ser "exportada" para o resto do Brasil, se os outros Estados não reagirem de maneira efetiva e consistente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um