Pular para o conteúdo principal

Em termos de moralismo, Carequinha saiu-se melhor que Chico Xavier

A gente grande teima em querer se comportar como um bom menino lendo frases de Francisco Cândido Xavier. Sentem-se tentados em ouvir as estorinhas que o sinistro homem que falava com um padre medieval tem a contar e se perdem no caminho com infortúnios e outros desastres.

Pois não há a menor necessidade em se preocupar com aquelas enjoadas frases de conformismo no sofrimento que Chico Xavier publicou e que tanto viciam as almas deslumbradas. Não há mesmo.

Há um mundo e muitas vidas fora de Chico Xavier. Se as pessoas se desapegassem de Chico Xavier, veriam o mundo sem o véu chiquista, sem a névoa "espiritualista" que cobre olhos, corações e mentes.

E tem de tudo. Até mesmo em termos de recados moralistas, um exemplo dá um banho nas "palavras de amor" de Chico Xavier. Eles foram difundidos na voz de George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha, embora sejam de autoria do genial músico brasileiro Altamiro Carrilho, compositor, principal músico e arranjador dos discos musicais gravados pelo astro circense, que fez muito sucesso também na televisão. A música, intitulada "O Bom Menino", foi composta em parceria com Irany de Oliveira. e foi lançada em 1960.

A letra é um recado para as crianças se comportarem como boazinhas. A letra tem um ranço conservador, em vários aspectos, mas mesmo assim é bem mais simpática e alegre do que as "máximas" de Chico Xavier que seduzem muita gente grande.

Um parêntesis é que o palhaço Carequinha, diante do trágico episódio do incêndio do Gran Circo Norte-Americano, em Niterói, no dia 17 de dezembro de 1961, decidiu assistir os familiares e, além de acompanhar o drama, ajudou a financiar a construção de um cemitério no bairro de São Miguel, em São Gonçalo, já que as vítimas eram muitas para serem sepultadas apenas no cemitério de Maruí, na região do bairro niteroiense do Barreto. São as mesmas vítimas que Chico Xavier preferiu acusar de "romanos sanguinários", usando o nome de Humberto de Campos, muito mal disfarçado pelo codinome "Irmão X".

Talvez fosse melhor se a gente miúda ficasse na letra da música "O Bom Menino", que já oferece conselhos suficientes para quem quer ser obediente na vida. Tem como ponto positivo a recomendação de "não bater na irmãzinha", um conselho que busca prevenir o surgimento de futuros machistas agressores.

A letra é um recado moralista, mas muito mais honesto e sem o nível tendencioso e malicioso das "máximas" de Chico Xavier. Portanto, para que querer ser conservador com Chico Xavier se é possível, com menos tempo, menos leitura e poucos minutos de audição, ser conservador com "O Bom Menino"?

O Bom Menino

Composição de Altamiro Carrilho e Irany de Oliveira
Intérprete: Carequinha (George Savalla Gomes)
Gravação Original: 1960

O bom menino não faz pipi na cama
O bom menino não faz malcriação
O bom menino vai sempre à escola
E na escola aprende sempre a lição

O bom menino respeita os mais velhos
O bom menino não bate na irmãzinha
Papai do céu protege o bom menino
Que obedece sempre, sempre a mamãezinha

Por isso eu peço a todas as crianças
Muita atenção para o conselho que eu vou dar

(falado)
Olha aqui.
Carequinha não é amigo de criança que passa de noite da sua cama pra cama da mamãe
E também não é amigo de criança que rói unha, e chupa chupeta.
Tá certo ou não tá?
Táaaaaaa

Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha.

O bom menino...

(falado)
Olha aqui.
Carequinha só gosta de criança que respeita mamãe, papai, titia e vovó
E seja amigo dos seus amiguinhos
E também que coma na hora certa, e durma na hora que a mamãe mandar.
Tá certo ou não tá?
Táaaaaaa

Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha.
-Viva o bom menino
Vivaaa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um