Pular para o conteúdo principal

Apego a Chico Xavier demonstra atraso dos brasileiros

Se Francisco Cândido Xavier é questionado por suas irregularidades diversas e seus erros graves e seus seguidores reagem com revolta e indignação, então temos também que questionar esses seguidores e buscar saber o que leva essas pessoas a se apegarem tanto a um ídolo religioso.

Sim, porque, com toda a certeza, Chico Xavier foi um dos maiores deturpadores da Doutrina Espírita e, portanto, a personificação do perigo dos "inimigos internos" que o espírito Erasto tentou nos alertar nos tempos de Allan Kardec.

É certo que Chico Xavier veio "de fora" - ele sempre foi um católico fervoroso e até de valores bastante ortodoxos, embora tenha sido excomungado por sua paranormalidade - , mas ele virou "inimigo interno" porque todo esforço foi feito para puxá-lo para dentro do "movimento espírita", representando erroneamente a doutrina de Allan Kardec a ponto de inventarem uma tese absurda de que o "médium" de Pedro Leopoldo e Uberaba era reencarnação do professor francês.

E o mito de Chico Xavier cresceu de maneira bastante perigosa que o fanatismo em torno dele chegou a ultrapassar seus limites religiosos. Ateus e esquerdistas, na sua boa-fé, ficaram complacentes com seu mito, e reagem indignados às críticas e denúncias contra o anti-médium mineiro, sem perceber da consistência de muitas dessas informações sobre o lado sombrio de Chico Xavier.

É necessário ver quem são os defensores de Chico Xavier e, sobretudo, aqueles que se incomodam com as críticas a seu ídolo. Não são pessoas dotadas de evolução espiritual e, muito pelo contrário, se revelam bastante inseguras e retrógradas, em muitos aspectos, e podem ser facilmente desmascaradas como moralistas enrustidas, conservadoras envergonhadas e apegadas a paradigmas da antiga fé religiosa e seus estereótipos ligados a "amor e bondade".

Embora de perfis aparentemente ecléticos, essas pessoas têm um ponto em comum: a educação conservadora, paternalista e patriarcalista, com todas as suas fantasias e restrições morais, que provoca nessas pessoas uma nostalgia de tempos em que a submissão era o motor da vida humana. 

As pessoas que acreditam nisso não entendem o conceito de liberdade, e, embora tivessem surtos de modernidade - uns são tropicalistas, outros petistas, outros roqueiros, outros concretistas, outros psicodélicos e outros ativistas políticos etc - , sempre mostraram alguma raiz conservadora, por mais sutil que esta seja.

Chico Xavier é o que existiu de mais retrógrado e conservador entre as personalidades brasileiras. Mas ele foi endeusado por representar paradigmas de "amor e bondade" que evocam valores antigos, que simbolizam utopias moralistas de uma sociedade abastada que sente nostalgia de uma época com "menos tensões sociais", época em que elas podiam zelar pelos seus privilégios num contexto de desigualdade social resignada.

Era a época em que os sofredores e miseráveis ficaram mais sofredores e miseráveis, sem que se precisasse se incomodar com isso. A "filosofia" de Chico Xavier, que expressa princípios da mesma Teologia do Sofrimento que fez a Madre Teresa de Calcutá ser conhecida como "anjo do inferno" pelos seus opositores, sempre apelava para uma estabilidade social em que quem estava "no lado de baixo" não precisava protestar nem lutar.

Nos tempos de conservadorismo social, os desafortunados só precisavam esperar que as elites as ajudassem, acreditando numa entidade chamada "Deus" e ficar se ocupando com preces e com a devoção religiosa.

Os desafortunados podem ser pessoas que não têm dinheiro, nem moradia, e mal conseguem se alimentar, como também podem ser pessoas dotadas de algum conforto mas que buscam uma qualidade de vida e uma diferenciação, mas que encontram barreiras pesadas na vida e não estão incluídos na "divisão do bolo" em várias situações da vida.

E aí temos a "boa doutrina" da desigualdade resignada. E as pessoas defendem Chico Xavier porque não querem ser incomodadas com excluídos de qualquer espécie. Estes é que tenham paciência e recebam os farelos do bolo que não comeram. Eles que fiquem com os restos do que não foi aproveitado pelos privilegiados da sorte e da fortuna. Eles que se contentem com os pálidos e frouxos arremedos daquilo que não puderam ter.

E é realmente isso que as pessoas querem quando defendem Chico Xavier e se incomodam com qualquer questionamento feito contra ele. É porque Chico Xavier representa o moralismo oculto dessas pessoas, um porta-voz do conformismo e da acomodação mental, compensada pelo ideal da servidão e da submissão como "trabalhos" e "esforços" para buscar alguma superação, mesmo que o prêmio a ser obtido sejam supostas bênçãos a serem obtidas postumamente.

Em outras palavras, as pessoas defendem Chico Xavier porque são conservadoras. Defendem Chico Xavier porque ele é o ideólogo em favor da desigualdade social, a ser parcialmente resolvida pela caridade paliativa feita sem incomodar as estruturas dominantes e desiguais da sociedade. Ideólogo da Teologia do Sofrimento, Chico Xavier nunca poderia ser ativista nem progressista e ele se afirmava o contrário disso tudo, quando defendia que tínhamos que "sofrer em silêncio e sem mostrar nosso sofrimento para os outros".

Portanto, consideramos que Chico Xavier foi uma das pessoas mais conservadoras e retrógradas que existiu em toda a História do Brasil. E se alguém se sentiu incomodado com isso, é porque ainda mantém ideias conservadoras e retrógradas, mesmo quando mal disfarçadas com alguma atividade, atitude ou pensamento considerado moderno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um