Pular para o conteúdo principal

Parceiro de Chico Xavier não consegue ajudar 1% da população de Salvador

(Autor: Professor Caviar)

Muitos sabem que Divaldo Pereira Franco é parceiro de Francisco Cândido Xavier e, como este, busca reputação nas atividades de anti-médium e pretenso ativista e pensador da caridade. Ambos são conhecidos por deturpar, da forma mais leviana possível, a doutrina de Allan Kardec mas, mesmo assim, serem projetados como os "maiores seguidores" da Doutrina Espírita no mundo.

Divaldo, a atração principal da missa "ecumênica" Você e a Paz, que todo ano, em 19 de dezembro, acontece em Salvador, também é propagado como o "maior filantropo do mundo", responsável pela Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, que foi o foco de uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em fevereiro deste ano.

Segundo o repórter Marcelo Canellas, a instituição, fundada em 1952, atendeu, ao longo de toda sua existência, cerca de 160 mil pessoas. Parece um número grandioso a inspirar todo um alarde em torno da instituição, rendendo a Divaldo todos os prêmios e medalhas que acumula de autoridades e de chefes de várias instituições e órgãos humanitários.

No entanto, foi feito um cálculo lógico, trazido pelo blogueiro Senhor dos Anéis, do Dossiê Espírita, que mostra que a façanha não tem o brilhantismo que garante toda a festa e todo o carnaval em torno de Divaldo Franco, desmerecendo o título de "maior filantropo do mundo".

Segundo Senhor, o cálculo foi dividido em algumas etapas. A primeira foi calcular a média anual dividindo o número divulgado, 160 mil, com o número de anos de existência da instituição, que, fundada em 1952, tem portanto 63 anos de existência.

Desta forma, dividiu-se 160 mil por 63 (160.000:63) e o resultado, aproximado, deu 2.540. Este número é o resultado correspondente ao número de pessoas beneficiadas por ano pelo trabalho da Mansão do Caminho.

Em etapa posterior, considerou-se o número de habitantes de Salvador, oficialmente de 2.902.927. Levando em conta o número de imigrantes do interior da Bahia não creditados pelos recenseadores (os políticos costumam camuflar o êxodo rural destinado à capital baiana, com migrantes transportados por ônibus da Secretaria de Saúde dos municípios do interior, sob o pretexto de levá-los aos hospitais soteropolitanos públicos), arredonda-se o número para 3.000.000, que será o número a ser trabalhado no cálculo.

Adotou-se a prova dos nome. Usa-se 3.000.000 como 100% e 2.540 como "x". Com isso, se estabelece, em relações diagonais, a equação 3.000.000x = 2.540 x 100, o que dá no resultado 3.000.000x = 254.000.

Divide-se então o número 254.000 por 3.000.000 para achar o valor de "x". O resultado obtido é aproximadamente 0,08%, que é a porcentagem dos beneficiados anuais da Mansão do Caminho, o que não justifica os confetes e serpentinas que se fazem em torno de Divaldo Franco.

E nem falamos da qualidade do projeto educacional da Mansão do Caminho, que segue aquele padrão insosso de uma simples escola de alfabetização e formação profissional. Há o dado, a princípio bem intencionado, de ensinar a ler, escrever e aprender uma profissão, mas isso tem o preço de aceitar uma mistificação religiosa e de não ir adiante nas formas convencionais de "vencer na vida".

Portanto, isso não é um trabalho transformador e, se observarmos que a Mansão do Caminho, em todos os seus anos de existência, não ajudou sequer 0,1% da população de Salvador - quanto mais 1% - , então Divaldo Franco não merece o título de "o maior filantropo do mundo".

Primeiro, porque, se o índice de 0,08% é humilhante em relação aos índices populacionais considerados apenas na cidade de Salvador, imagine esse indice se comparado com o total da população brasileira, continental ou mundial. O que Divaldo ajudou, em dimensões globais, é o mesmo que NADA.

Que festa é essa que se faz em torno de Divaldo Franco? Que "maior filantropo do mundo" é esse que, em níveis mundiais, nada ajudou de concreto? E isso quando vemos que ele cometeu estragos terríveis, espalhando a deturpação da Doutrina Espírita pelos quatro cantos do mundo, em turnês financiadas pelo "dinheiro da caridade" para palestras em workshops não muito generosos em taxas de inscrições para os interessados.

E tudo isso para ouvir Divaldo Franco fazer as mesmas mistificações de sempre, com seu discurso rebuscado, sua voz de padre e todos os apelos discursivos para a paz que, sabemos, não trazem resultado concreto algum. Até porque o que ele faz é apenas uma missa, como qualquer outra, em que os apelos de paz entram num ouvido e saem em outro, tão insossos quanto qualquer missa, culto evangélico ou outros. 

Claro que existem exceções, nas missas e cultos. Vide Martin Luther King Jr., um dos brilhantes ativistas negros dos EUA, que havia sido um pastor evangélico de vibrante e bela oratória. Há também católicos, muçulmanos e evangélicos com brilhantes ideias, como existem espíritas autênticos (nada a ver com os deturpadores brasileiros) que transmitem ideias brilhantes e admiráveis.

Mas, lamentavelmente, Divaldo Franco não se encontra nessas exceções, ele que não foi mais do que um mistificador e deturpador do Espiritismo, tanto quanto Chico Xavier, e acrescido ainda pelo discurso rebuscado sem pé nem cabeça que o anti-médium baiano realizou e realiza em suas palestras. 

O discurso empolado de Divaldo Franco não serve de exemplo algum em prol da humanidade, assim como a sua "brilhante filantropia" que não alcançou sequer 1% da população de uma cidade grande. Se o "maior filantropo do mundo" se faz com o dado inexpressivo de menos de 0,1%, então não sabemos mais o que é ajudar o próximo. Estamos perdidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um