Pular para o conteúdo principal

YouTube e a aberrante complacência com Chico Xavier

(Autor: Senhor dos Anéis)

É preocupante o que acontece nas mídias sociais a respeito de Francisco Cândido Xavier. A idolatria cega ao anti-médium mineiro não se expressa apenas nos hashtags um tanto hipócritas do Twitter ou nas mensagens docilmente conservadoras deixadas por ele e reproduzidas em memes no Facebook. No YouTube ocorre o pior da idolatria dada a Chico Xavier.

Sem alguém com visibilidade para desmascarar Chico Xavier - no passado, um Padre Quevedo tentou o feito, apoiado por outros, mas ele e estes eram católicos ortodoxos e Quevedo era visto como ranzinza e oportunista - , o mito do anti-médium, construído há mais de 70 anos, cresceu monstruosamente, mesmo diante de uma trajetória confusa e cheia de contradições e escândalos graves.

No YouTube existem vídeos de diversos tipos favoráveis a Chico Xavier. Um deles tem o título piegas de "Chico Xavier: Amor". Outros falam asneiras como "Astronautas norte-americanos confirmaram previsão de Chico Xavier", com a risível tese de que episódios ocorridos em 1964 e 1967 nos EUA, relacionados à visitas de extra-terrestres, haviam confirmado a "previsão" (?!) dada por Chico Xavier em 1969, portanto, depois das ocorrências.

Há também os relatos de personalidades "espíritas" a respeito do "bom homem", dentro daquele lero-lero religiosista que se conhece, uma perspectiva "espírita" mais próxima da devoção católica. E há entrevistas ou notícias relacionadas a "estudos acadêmicos" a respeito da "mediunidade" de Chico Xavier, sempre legitimando, de uma forma ou de outra, suas falsas psicografias.

É terrível, também, a adesão dada a Chico Xavier, a partir das curtidas do YouTube. No portal de vídeos, sabe que existe um "termômetro" de avaliação que se divide entre o desenho de uma mão com o polegar para cima ("curtir", referente à aceitação do que é exposto) e para baixo ("não curtir", referente à rejeição do mesmo).

Pois se o vídeo é a favor de Chico Xavier, com todo o absurdo e todas as tolices que são expostas, o número de curtidas é surpreendentemente grande. Se o vídeo é contra, o número de não-curtidas é que se torna maior.

Isso é assustador. Num país em que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é xingado de mafioso para baixo e se costumam assassinar reputações de quem quer que seja, Chico Xavier, mesmo apoiando fraudes de materialização e cometendo grotescos plágios literários e crime de falsidade ideológica, é inocentado até pelos erros que cometeu de propósito e de forma comprovada.

Chico Xavier defendia os arbítrios da ditadura militar numa época em que até Carlos Lacerda, o mais entusiasmado defensor do Golpe de 1964, estava na oposição. E no entanto o anti-médium mineiro é tido como "progressista" e acariciado ingenuamente por setores das esquerdas, desavisadas da postura ultraconservadora que teve o "bom velhinho".

É muito assustadora a reputação de Chico Xavier, cujo mito cresceu de forma descontrolada, e cujas atribuições, muitas delas sem fundamento, vão a qualidades que nunca lhe existiram como "cientista político", "filósofo", "ativista social" e "militante progressista". Chico nunca passou de um reles católico fervoroso dotado de relativa paranormalidade.

A preocupante situação nas mídias sociais e que mostra o atraso calamitoso em que se encontram os brasileiros, que não conseguem perceber as coisas que estão por trás das aparências e aceitam tudo que lhes é imposto apenas pela ideia declarada pelo porta-voz oficial.

A ignorância dos internautas, que em certos casos leva à arrogância reacionária que produz troleiros (trolls) que aterrorizam as mídias sociais, uma ignorância ignorada (já que eles acreditam ser "inteligentes" e "sensatos" com sua burrice estúpida), mostra o quanto o Brasil está despreparado para ser a nação-líder do mundo.

O caso de Madre Teresa de Calcutá, figura bem mais verossímil que Chico Xavier e um mito bem mais organizado na sua construção ideológica, em que pesem distorções como a apologia ao sofrimento humano que glamouriza o flagelo dos excluídos, é bem ilustrativo.

Lá fora, permite-se lançar documentários desmascarando Madre Teresa, incluindo títulos que, à primeira vista, seriam violentamente ofensivos como defini-la "anjo do inferno", algo que até gerou protestos indignados, mas não inviabilizou os questionamentos contra o mito da freira albaneza. Eles continuam crescendo e até ganhando apoio de muita gente.

Já Chico Xavier, cujo mito se construiu de forma bastante confusa, depois de gerados dois graves escândalos, um de pastiche literário (Parnaso de Além-Túmulo) e outro de falsidade ideológica (caso Humberto de Campos) - o termo "falsidade ideológica" inexistia no jargão jurídico brasileiro de 1944 - e outros que vieram depois, tornou-se uma aberrante "unanimidade" entre seus adeptos.

Xavier compartilhava da mesma apologia ao sofrimento humano de Madre Teresa. No entanto, se Madre Teresa foi condenada pela opinião pública ao defender o autoflagelo como suposto meio de salvação individual, Chico Xavier é visto como "progressista" e "ativista" mediante essas mesmas ideias. Dois pesos, duas medidas.

Um vídeo de asneiras pseudo-proféticas, Data-Limite Segundo Chico Xavier, de Fábio Medeiros, em menos de um ano de disponibilização no YouTube, ganhou mais de 20 mil curtidas, fora outras adesões entusiasmadas que publicaram comentários e outras quem nem publicaram.

Pessoas acreditando e apoiando um rol de absurdos com sérios erros de abordagem científica e sociológica, em que Chico Xavier prediz uma suposta catástrofe a atingir o Primeiro Mundo e que, entre outras coisas, fará norte-americanos migrarem para a Amazônia, em vez da natural tendência, bastante conhecida, do êxodo deles para o eixo Rio-São Paulo.

Isso é terrível. Como é que uma mesma ideia reacionária pode ser reprovada e aprovada dependendo do grau de imunidade que tem alguma personalidade. As ideias e a lógica não valem pelo que elas são, pela sua relação com a realidade, mas conforme a "posse" do discurso, pois as coisas, no Brasil, não valem por si só, mas através de quem diz.

Essa incoerência em torno de Chico Xavier e sua aberrante e absurda imunidade - ele pode ter cometido os erros que cometeu, os mais graves e comprovadamente de propósito e demonstradas pelo próprio anti-médium, que ele é absolvido até de suas culpas mais evidentes - fazem com que os brasileiros permaneçam escravos de suas piores ilusões. Dessa forma, o Brasil nunca progredirá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um