Pular para o conteúdo principal

O que os Jesuítas desencarnados querem com o Movimento Espírita?

(Autor: Profeta Gandalf)

O Espiritismo brasileiro é, desde o início, bastante distanciado da proposta original das obras codificadas por Kardec. Excessivamente emotivo e místico, sem qualquer intenção de ciência ou pesquisa, o que os brasileiros conhecem como Espiritismo, anda sendo contaminado com um monte de rituais e crenças emprestados do Catolicismo, inclusive personagens exclusivamente católicas como padres e a Maria, mãe de Jesus.

Para piorar, nota-se o que se pode conhecer como a "Falange dos Jesuítas", um bando (sim, bando!), que lidera o movimento de uma doutrina que nada tem a ver com eles (ou pelo menos não deveria ter), impondo todos os enxertos que vemos no Espiritismo tupiniquim.

São espíritos de antigos jesuítas - os padres da Companhia de Jesus - que do mesmo modo usado para converter indígenas para o catolicismo, aprendendo seus costumes e crenças para depois dilacerá-las, acredita-se que queiram fazer o mesmo com os espíritas, aniquilando a doutrina para que ela se transforma numa espécie de versão avançada do catolicismo: uma espécie de Catolicismo Reencarnacionista. 

Uma observação. A figura mais famosa da Companhia de Jesus é o padre português Manoel "Emmanuel" da Nóbrega. Não é de surpreender que um jesuíta defenda as teses que ele defendeu nos livros psicografados pelo eterno católico Chico Xavier. Para quem se revoltar, o filme mostra bem o caráter catolicista do médium.

Os jesuítas não mediam esforços para converter os indígenas e, apesar de terem se aprofundado sobre a cultura indígena, as intenções na verdade é transformar os indígenas em "brancos" com a imposição dos costumes católicos que o reino de Portugal gostaria de ver no Brasil.

Há suspeitas que os jesuítas desencarnados - que na verdade são os mesmíssimos espíritos dos padres que queriam converter os indígenas - tenham as mesmas intenções em relação ao Espiritismo, com a intenção de monopolizar o Catolicismo em nosso país, impedindo o avanço da doutrina dos espíritos.

Infelizmente, o plano deles está dando certo. Lembrando da lei de atração, os jesuítas encontraram num povo tradicionalmente católico um terreno fértil para a sua influência e manipulação. Muitos espíritas crédulos, pensando que tudo isso faz parte da doutrina de Kardec (sem ler os livros da codificação - ou lendo, mas interpretando mal), aceitam numa boa a presença de padres, frades, irmãos, freiras na doutrina, sem lembrar que estas figuras são tipicamente católicas, nada a ver com a doutrina. 

É bom lembrar que espíritos evoluem, mas não de uma hora para a outra. Religiões são normalmente marca registrada da personalidade da maioria dos seus seguidores e abandonar uma crença é tarefa quase impossível, bastando para isso uma grande decepção com a tal crença, o que quase nunca acontece. 

O que significa que os espíritos de católicos continuam senso católicos e sua presença e influência no Espiritismo além de inútil e alienígena, é bastante nocivo.

Será que a ficha ainda não caiu e que esses enxertos enrustidos do catolicismo nada trazem de benefício à doutrina? Que na verdade estão impedindo o adiantamento espiritual dos seus seguidores, priorizando a evolução do sentimento em detrimento da razão, coisa que as outras religiões já fazem? E o caráter científico como é que fica?

Do jeito que está, arraigado com estes enxertos e aceitando personalidades católicas, acho melhor o dito Espiritismo brasileiro (não o de Kardec, mas o de Chico Xavier), assumir de vez que não é Espiritismo e assumir o rótulo e a condição de novo Catolicismo, com a única diferença de que aceita a reencarnação.

Porque com certeza, o que vemos no Brasil não é Espiritismo. Pelo menos não como Kardec imaginou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um