Pular para o conteúdo principal

Evolução espiritual não deve ser apenas moral

(Autor: Profeta Gandalf)

Uma coisa que eu estava desconfiado há muito tempo é que o movimento espírita brasileiro estava cada vez mais priorizando o lado moral, a bondade, a esperança e até mesmo a fé (cega), desprezando gradativamente o lado pensativo que deveria ser o verdadeiro destaque da doutrina.

Eu não digo que a moral não deve ser evoluída. pelo contrário: a moral é essencial. Mas que tal evoluirmos moral e intelecto juntos. A experiência mostra que juntos estes aspectos se tornam infalíveis. Afinal, intelecto sem moral resulta no egoísmo, e moral sem intelecto resulta na credulidade.

Espíritos crédulos adoram seguidores crédulos

O Espiritismo brasileiro vive numa verdadeira onda de deturpação. Ensina-se tudo errado, por conta da credulidade de dirigentes de centro, da transformação de mediuns em líderes e da falta de verificação da autenticidade das mensagens recebidas e da identidade e intenções dos espíritos comunicantes.

E de acordo com a lei de atração, a presença de seguidores crédulos, atrai espíritos gozadores (algo não muito raro, vale lembrar) ou simplesmente espíritos bons que sejam crédulos.

Muita gente acaba criando uma credulidade achando que é o suficiente o desenvolvimento moral. Como se já estivesse embutido nele o desenvolvimento intelectual. Aí, muita ideia absurda é difundida como verdade, só porque foi dita por algum médium ou espírito que pareça bondoso.

Isso é perigoso, pois espíritos que possam ter desenvolvido a moral, mas não o intelecto, mais tolos como crianças pequenas, podem defender suas crenças pessoais como se fossem teses científicas e virar lei dentro do movimento espírita. É isso que está acontecendo.

Médiuns não são líderes espirituais. E nem podem ser por causa disso

O grande problema no Brasil é que a FEB criou seus "líderes", pegando sobretudo alguns médiuns carismáticos que acabavam se transformando em líderes, guias e gurus, transformando qualquer coisa dita por eles em lei absoluta e inquestionável.

Os argumentos em defesa desses médiuns ou espíritos é devido a aparente bondade que ostentam. Como ser bondoso já garantisse o poder intelectual. Mas como eu disse, muitos erros podem ser difundidos por eles, não por maldade, mas por ingenuidade ou credulidade.

Aliada a intelectualidade, a moralidade torna-se ainda melhor

Muita gente ainda não percebe, mas a bondade pode ser ainda mais eficiente se aliada ao intelecto. Raciocinando melhor, podemos conhecer melhor a condição do outro e da sociedade que nos rodeia, além de planejarmos melhor qualquer ação que possa gerar beneficio a todos.

O que mostra que desenvolvendo as duas coisas juntas é que nos preparamos para mundos melhores, sempre aumentando a nossa capacidade espiritual, para que nada saia errado e que nos livremos de vez tanto do egoísmo como da ingenuidade.

O que não dá é para monopolizar o lado moral. Isso já tem causado grande estrago na difusão e compreensão da doutrina espírita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um