Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier, um intruso católico no Espiritismo

(Autor: Kardec McGuiver)

Hoje, sendo um feriado católico, nada mais legal do que postar um texto que destaque a fé católica de Chico Xavier. Embora os seguidores do médium não vejam nada de errado nesse estranho sincretismo praticado pelo "Espiritismo" brasileiro, lamento dizer que este enxerto trazido pelo médium tem feito um enorme estrago na compreensão doutrinária, favorecendo a consagração de muitas mentiras e contradições.

Chico Xavier nunca foi espírita. Seu estigma de "maior espírita brasileiro" é forjado, falso, construído. Expulso do Catolicismo só porque era paranormal, o médium se entristeceu e beato fanático tão alucinado como o beato Salu das estórias de Dias Gomes, queria ter uma religião a seguir. Chico Xavier nada queria fazer na vida além de orar e ler livros.

Expulso de sua adorada igreja, nunca a abandonou. Quando foi "adotado" pela Federação (que se diz) "Espírita" Brasileira, concordou em transformar o "Espiritismo" brasileiro numa espécie de segundo Catolicismo, focado no mundo espiritual, mas com quase todos s dogmas e ritos católicos, com as devidas adaptações.

Xavier inclusive gostou muito de saber que o seu culto a Nossa Senhora (algo completamente incompatível com a verdadeira doutrina Espírita) não seria descartado, pois arrumaria um jeito da mãe de Jesus, que nunca concordou com o ativismo de seu filho, seja vista como "espírito superior", nome que o "Espiritismo" pirata dá aos seus santos.

Com a inserção de inúmeros dogmas católicos no "Espiritismo" brasileiro (que foi fundado por dissidentes católicos, do contrário do que aconteceu na França do século XIX), Xavier se sentiu em casa e muitos fiéis católicos que esperavam uma resposta sobre o que aconteceria após a morte, migraram rapidamente para este Novo Catolicismo que se apresentava no Brasil como "espírita", que defendia a reencarnação, a vida pós morte, mas mantinha quase todos os rituais católicos, mas sem a típica pompa da igreja, o que garantiria uma falsa imagem de modéstia.

E com essa gororoba toda se construiu o "Espiritismo" no Brasil, cada vez mais confuso, aberto a especulações que lançam por aí em palestras (missas) feitas por qualquer irresponsável a fingir conhecimento doutrinário e a blindagem sólida construída em torno de suas lideranças que se tornam totens intocáveis e difíceis de serem derrubados.

Enquanto a ciência espírita continua bastante desconhecida no Brasil, reduzida a um pequeno grupo de contestadores, o "Espiritismo" segue como uma cópia amarelada do Catolicismo a enganar a todos e prometer falsa prosperidade futura a tolos que fingem ser racionais porque aceitam cegamente o que vem de suas lideranças, igualzinho o que acontece com qualquer religião. 

A doutrina que se pretendia ser uma ciência nunca foi tão irracional como sempre esteve em sua versão brasileira. Amém?

-------------------------------
FOTO: Nossa Senhora de Abadia, mais um alter-ego da mãe de Cristo, cultuada por Xavier até o fim da vida. O médium só se sentiu a vontade no "Espiritismo" se o mesmo absorvesse dogmas e ídolos católicos, rotulados respectivamente como "verdades científicas" e "espíritos superiores", casando essa confusão doutrinária que alimenta polêmicas. 

Só assim, Xavier pôde se conformar da expulsão que sofreu pela igreja por causa de sua paranormalidade. O médium nunca entendeu o Espiritismo e manteve uma rígida e praticante fidelidade católica até morrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um