Pular para o conteúdo principal

A perda de tempo dos acadêmicos com Chico Xavier

(Autor: Senhor dos Anéis)

É assustadora a blindagem que existe em torno de Francisco Cândido Xavier, cujo charlatanismo é comprovado através de pastiches literários e da apropriação perniciosa de ilustres falecidos como Humberto de Campos, além da pouco conhecida poetisa Auta de Souza e da semi-anônima professora Irma de Castro Rocha, a Meimei.

Essa blindagem persiste e se intensifica desde que Chico Xavier tornou-se mito, em 1944, através de um atrapalhado desfecho judicial, sobre o processo movido por herdeiros de Humberto de Campos, falecido dez anos antes, que cobravam dos juízes verificar se Chico e a Federação "Espírita" Brasileira usurparam o falecido escritor ou ele realmente "apareceu" para ditar livros.

Desde então, Chico Xavier, já bastante estranhado pelo confuso livro Parnaso de Além-Túmulo, uma obra poética que se supunha um "trabalho acabado da espiritualidade superior", mas que recebeu cinco remendos em 23 anos (explicar um "trabalho perfeito" ser consertado tantas vezes e em tantos anos é muito complicado), passou a ser defendido com mãos de ferro pelos fanáticos seguidores.

Para piorar, atribuições bastante surreais a Chico Xavier, associando ele a qualidades que ele nunca teve nem era capaz de ter - como psicólogo, cientista político, sociólogo, filósofo, ativista social e militante progressista - , são difundidas impunemente, e ele se torna o maior caso de impunidade que se existe na História do Brasil.

Como um Lula às avessas - é notório que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, é condenado e desmoralizado até pelo que ele fez de positivo, sendo ele a maior vítima do chamado "assassinato de reputações" - , Chico Xavier é inocentado até quando se comprovou que ele apoiou abertamente as fraudes escandalosas da farsante ilusionista Otília Diogo.

Para completar o surrealismo, existem linhas acadêmicas, instaladas na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), esta no Núcleo de Pesquisa em Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina, ambas com o respaldo da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que tentam legitimar o ilegitimável, em relação a Chico Xavier.

Metodologias confusas e linhas de pesquisa bastante complicadas tentam encher as análises das supostas psicografias de Chico Xavier com divagações psico-biológicas sem muito nexo, Em vez de investir em aspectos simples, como a semelhança de estilo entre diferentes cartas e livros "espirituais" trazidos por Xavier, "viaja-se" com surreais análises científicas desnecessárias.

Para "confirmar" o "pioneirismo científico" do fictício André Luiz, os acadêmicos supuseram, lamentosamente, que a bibliografia sobre glândula pineal nos anos 1940 era "escassa e conflituosa" (como se o conflito não fizesse parte de um debate científico), tomando como base apenas a bibliografia consultada de 1977 até pouco tempo atrás.

Isso quer dizer que a tão "dedicada" comunidade acadêmica voltada à "mediunidade" de Chico Xavier, para presumir que "André Luiz" previu descobertas científicas em 13 ou até 63 anos, não se valeu de bibliografia originalmente publicada na época, pois o único livro da década de 1940 que aparece foi Missionários da Luz, a própria obra atribuída ao suposto médico.

Há muita pose de seriedade em acadêmicos como Jorge Cecílio Daher Jr. e Alexander Moreira-Almeida, alguns dos astros dessa turma "científica". Eles capricham no discurso acadêmico e na pose de letrados, que acoberta sua precária, confusa e atrapalhada metodologia de análise dos trabalhos de Francisco Cândido Xavier.

O problema é que isso constitui uma grande perda de tempo, pois métodos muito simples apenas desqualificam a atividade supostamente mediúnica do mineiro, bastando uma maior atenção na leitura dessas cartas e livros e compará-los com o que os supostos espíritos eram em vida.

Só o caso Humberto de Campos teria extinguido o mito de Chico Xavier. Sem muito esforço. A hesitante petição dos herdeiros do autor maranhense, que foram melindrosos demais ao cobrar da Justiça algo que ela não estava preparada para fazer, na época (1944), que é verificar se havia ou não veracidade nas obras "espirituais", e o confuso desfecho judicial, ocorreram devido ao contexto daqueles tempos.

Não havia, pelo menos sob reconhecimento jurídico oficial, o termo "falsidade ideológica", que seria o motivo hoje da ação judicial prevista contra Chico Xavier e a FEB. Se em 1944 adotássemos a visão jurídica de hoje, Chico Xavier seria derrubado e condenado como um charlatão, porque o caso dele foi usar o nome de Humberto de Campos para promover uma parcela de livros.

Isso é tão certo que basta uma simples comparação entre os livros que Humberto produziu em vida e os que se atribui ao seu espírito, através de Chico Xavier. A aberrante diferença de estilos é notória. A boa escrita ao mesmo tempo culta, coloquial, leve e descontraída de Humberto dava lugar a uma escrita pesada, pedante, depressiva e forçadamente religiosa.

Em vida, Humberto, que era ateu, era intelectual membro da Academia Brasileira de Letras, conhecedor da cultura de seu país, sobretudo Maranhão e Rio de Janeiro (então Distrito Federal, onde ele viveu) e estrangeira. Já o suposto "espírito" Humberto de Campos escrevia como se fosse um sacerdote católico, brasileiro membro do Vaticano e conhecedor apenas de textos bíblicos.

Constatar isso não precisa de formação acadêmica, bastando somente um hábito de leitura. E imaginar que, se deixasse nas mãos de Alexander Moreira-Almeida, com sua pose de autoridade de pretenso pesquisador científico, ele teria se perdido em desnecessárias divagações linguísticas e de cunho psicológico e historiográfico dos textos do suposto espírito de Humberto.

Por isso os acadêmicos perdem muito tempo analisando Chico Xavier, inserindo abordagens extremamente complicadas que em nada contribuem para analisar a validade ou não de seus textos, quando uma simples análise de um leitor especializado, por mais modesto que ele seja, conseguem identificar as contradições e equívocos da pretensa psicografia do anti-médium mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um