Pular para o conteúdo principal

Seria ideal que eliminasse de uma vez por todas a religiosidade do Espiritismo

(Autor: Profeta Gandalf)

Ainda continuo esperando surgir uma ciência que estude tudo que acontece no mundo espiritual, semi-material e em outras dimensões. O Espiritismo, ciência que foi criada para isso, foi totalmente empastelada pela religiosidade que desviou radicalmente de foco, eliminando muito de seu caráter científico. Por isso mesmo muita gente considera como pseudo-ciência, por causa desse empastelamento que impede que os estudos doutrinários sejam levados a sério.

Assim como a biologia estuda a vida no mundo material, o Espiritismo deveria estudar o que acontece nas outras dimensões ainda não perceptíveis para os nossos sentidos corriqueiros. O aspecto moral, que é priorizado para a maioria dos que se pretendem estudar Espiritismo não seria descartado, mas seria tratado como um detalhe e não o principal foco. Pois para estudar o mundo espiritual e outras dimensões materiais e semi-materiais, há muito do que se pesquisar.

Gostaria muito que a descoberta do mundo espiritual se desse de forma similar a descoberta, por exemplo, dos micro-organismos. Que fosse a descoberta de uma nova forma de vida então desconhecida. Mas a transformação do Espiritismo em uma religião, devido a uma grande série de mal entendidos, estragou tudo e hoje temos muito mais uma seita do que uma disciplina científica. Isso levou a transformação dos assuntos sobre o mundo espiritual em uma piada religiosa, sem a seriedade que o assunto exige.

Se Kardec mencionou o lado moral, é porque interessava a ele, que era um pedagogo. Mas como eu disse, isso é um aspecto, infelizmente transformado no assunto em si. Hoje estão muito mais preocupados em saber se fulano vai ou não ser punido após morrer do que conhecer os diferentes estados da matéria, da semi matéria e do mundo espiritual e suas estruturas atômicas.

Estamos perdendo muito tempo com o Espiritismo do jeito que está. Mesmo os que não se assumem igrejistas, ainda continuam presos na zona de conforto da religiosidade. É irmão pra lá, apóstolo pra cá, bênçãos, amor, paz, etc. Coisas bem piegas que nunca combinam com o que deveria ser uma ciência. Ainda não vejo em comunidades sobre Espiritismo, aquele saudável clima de pesquisa científica que vejo nos laboratórios. Vestígios de religiosidade se encontram presentes mesmo para quem insiste em negá-las. Triste.

Como eu disse no início, ainda espero uma ciência para estudar com objetividade tudo aquilo que não definimos como matéria. A Física Quântica dá sinais de que irá por este caminho. Caso o Espiritismo não consiga se livrar do lodo religioso que se fixou nele, irá ser jogado às traças, com o seu objeto de estudo assumido por outra disciplina muito mais disposta a levar estas questões a sério, sem a religiosidade tola que nos faz reféns de seres que não existem, a não ser para quem está disposto em abrir mão da razão por uma arcaica fé cega e infantil que tanto nos desvia do mundo real, seja ele material ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um