Pular para o conteúdo principal

Sincretismo Católico e Evangélico no Movimento Espírita

(Autor: Profeta Mentalista)

O espiritismo praticado no Brasil é uma verdadeira gororoba. Sob o pretexto de supostamente "atualizar" (sic) a doutrina codificada por Kardec, vale qualquer coisa, desde a adoção de teses fantasiosas, a priorização da pieguice e o enxerto de rituais de outras religiões.

Listo aqui o que o Movimento Espírita brasileiro enxertou do catolicismo e do protestantismo em sua prática, coisas que nada tem a ver com a proposta original do espiritismo, ajudando a desviar cada vez mais do caráter científico defendido durante o processo de codificação.

Enxertos católicos no Movimento Espírita:

MARIOLATRIA - O culto a Maria é um estranho enxerto do Catolicismo, já que não há nenhum fato concreto que evidencie a superioridade moral da mãe de Jesus e nem a sua importância prática para a evolução da humanidade. Me parece apenas uma versão ampliada - e desesperada - do amor filial, na tentativa de forjar uma espécie de "mãe da humanidade". Sinceramente prefiro cultuar as mães da invenção de Frank Zappa. Pelo menos ajuda a evoluir a cultura da humanidade.

CELIBATO DOS MÉDIUNS - Curioso, mas os médiuns mais famosos do Brasil, como Chico Xavier, Divaldo Franco e José Medrado não tem vida afetiva. Mesmo que isso seja decisão pessoal deles, é impossível evitar a comparação com o celibato imposto aos sacerdotes católicos.

CARIDADE MATERIAL - Tudo bem, ajudar os outros é ótimo. Mas nota-se que os centros estão se dedicando quase que exclusivamente à caridade material, se esquecendo da caridade moral e mais ainda da caridade intelectual, já que seus cursos de "estudo" mais parecem catecismo oco adaptado ao movimento.

FESTAS E EVENTOS - Lembram das quermesses católicas? Pois é. O Movimento Espírita também tem as suas quermesses, com quase nenhuma diferença.

EVANGELIZAÇÃO - Catequismo católico puro, cuspido e escarrado. A única diferença é que fala da vida pós-morte. O resto é puro catolicismo.

SANTOS E SACERDOTES ESPÍRITAS - O culto aos médiuns-gurus e aos espíritos de maior visibilidade se assemelham e muito com o culto a santos e sacerdotes, com direito ao mesmo fanatismo cego e irracional.

FREQUÊNCIA A CENTROS ESPÍRITAS - "Você já foi a missa no domingo? Não foi? Xiiii...". A obrigatoriedade de se ir aos centros é a mesmíssima coisa.

RITUAIS COM HORA E DATA MARCADA - Espiritismo não tem ritual e muito menos firma hora marcada para os mesmos. Orações e estudos devem ser feitos com espontaneidade, não como se fizessem parte de algo feito para "agradar" aos espíritos.

MENSAGENS DE AMOR, PAZ E ESPERANÇA - Prioridade absoluta no Movimento Espírita brasileiro, as mensagens desses tipos dão um caráter piegas a doutrina e corrompem ainda mais a mesma, eliminando de uma vez por todas o caráter racional do Espiritismo. Não dá para enxergar um futuro melhor sem racionalidade, senão tudo vira fantasias que podem resultar em decepções profundas.

UMBRAL E COLÔNIAS - Nem é preciso pensar muito para perceber que são o inferno e o céu católicos traduzidos para o entendimento da doutrina, apenas alterando nomes e algumas características.

BRASIL, TERRA ESCOLHIDA - Lembra muito a tese da Terra como o centro do universo, muito defendido pela igreja na Idade Media, mas atualmente negado pelo catolicismo. Lembra também a tese do "povo escolhido" dos judeus. Deus não tem preferência nenhuma por povos. Se é estranho para os país da Terra, espíritos em aperfeiçoamento, terem preferência por filhos, imagina o Pai Celeste, a perfeição absoluta!

ÁGUA FLUIDIFICADA - Embora ainda não tenha uma opinião formada a respeito - preciso ler mais sobre magnetismo - me parece que a tese da água fluidificada é uma adaptação da água-benta católica.

Enxertos protestantes no Movimento Espírita:

VITÓRIA EXCLUSIVA ATRAVÉS DA FÉ - Fé, fé e fé. Apenas com a fé se chega ao objetivo desejado. Não é o que os protestantes de diversos ramos insistem em dizer?

MÚSICA COMO AMBIENTAÇÃO - A utilização de musicas piegas como meio de "purificar" o ambiente e "sintonizar" os espíritos "superiores", vem favorecendo o surgimento de uma espécie de "gospel espírita". Apesar de incluir muitas músicas católicas no cancioneiro "espírita", o hábito de superestimar a musica nos eventos do Movimento Espírita, é herdado dos protestantes.

DEFESA AGRESSIVA DAS CRENÇAS - O hábito que os espiritólicos ou petencospíritas tem de acusar os "ortodoxos" (espíritas que, como eu, desejam a volta do caráter científico original da doutrina) de "obsediados" e de "sintonizados com os maus espíritos", lembra bastante a acusação dos protestantes aos que criticam seus rituais de "pactuados com o demônio".

SESSÕES DE DESOBSESSÃO - Semelhantes aos exorcismo protestante, em muitos casos não possui caráter de estudo científico. São válidos quando utilizados para melhorar a índole de espíritos levianos, mas a prática em vão soa puro exorcismo barato, que é desnecessário.

A ESTRUTURA FÍSICA DOS CENTROS - A aparência e o modo como são organizados os centros espíritas se parecem muito com o ambiente das igrejas protestantes, a começar pela distribuição das cadeiras e a posição da mesa/palco.

VAI CORRER A SACOLINHA! - Muitos centros pedem ajuda financeira com o proposito de ajudar as obras dos mesmos. Muitos realmente utilizam as doacoes nessas obras, mas sempre ha quem prefira utilizar em causa propria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um