Pular para o conteúdo principal

Chiquismo enfraquece na internet, mas fora da rede ainda resiste

(Autor: Profeta Gandalf)

O Espiritismo brasileiro, que ao invés de seguir as orientações de Allan Kardec (apesar de se assumir como "kardecista"), prefere cultuar o médium mineiro Chico Xavier e seguir o que está escrito em seus livros ou em outros psicografados por seus discípulos, começa a enfraquecer na internet, graças aos debates que tentam devolver à doutrina as origens kardecianas, demonstrando que Xavier e seus seguidores estão totalmente em desacordo com os pontos originais da doutrina.

Felizmente os debates vem desestimulando aos poucos o culto a tudo que está errado na versão deturpada da doutrina. Claro que ainda há chiquistas fanáticos, pois como religião igrejeira, tão dogmática como as outras (fé "raciocinada" da boca pra fora), a contestação a dogmas incomoda e até irrita, por estimular uma submissão cega a uma espécie de "liderança" invisível (na verdade inexistente). Mas os debates tem mostrado avanços, pois através do discernimento, muita gente tem repensado seus conceitos.

Mas isso não é nada demais. Até porque as contestações a Chico Xavier não são coisa inventada: está nos livros de Allan Kardec. Um estudo sério e detalhado da obra do professor francês demonstra que o chiquismo na verdade é uma tentativa não assumida de atualizar o Catolicismo, a verdadeira fé do famoso médium e dos espíritos de freis e padres que ditam as normas do que as pessoas erradamente conhecem como Espiritismo. Questionar Xavier não só é bom como necessário, uma caridade até. Pois desfazer enganos também é uma prova de amor ao próximo.

Mas fora da internet, onde o debate ainda não obteve força, o chiquismo ainda está forte, embora tenha crescido em números insignificantes. A FEB, a criadora do mito Chico Xavier, afirma que aquilo que ela entende como Espiritismo é a religião que mais cresce no país. Uma mentira, se observarmos os fatos:

1) O IBGE afirma que os que o número dos que se declararam como espíritas não aumentou sequer 1,0% em 70 anos.
2) Temos que levar em conta que entre os que se declaram como tal, podemos encontrar:
 - Católicos que frequentam centros.
 - Seguidores das religiões afro-brasileiras que pro medo de preconceito, se assumem como "espíritas", mesmo cultuando coisas completamente diferentes.
 - Pessoas que vão a centro apenas para procurar resolver seus problemas.
 - Leitores das obras psicografadas.
 - Pessoas com mediunidade manifestada.
 - Admiradores de Chico Xavier, de qualquer religião ou sem religião.
3) A influência do "Espiritismo" brasileiro nada tem ajudado a melhorar a sociedade, estimulando a fé cega, sem questionamento, e se limitando a caridade estereotipada e paliativa, que já estava sendo feita pelas outras religiões, sem transformar na prática, a vida de ninguém.

Ou seja, o Espiritismo brasileiro, mesmo o chiquista, é muito menos popular e ativo do que parece, o que justifica a estranheza do cultuado médium mineiro a escolher a data de sua morte, em 2002, "para não ser percebido" pela humanidade. Tolice.

A falta de debate fora da internet ainda estimula o chiquismo entre os que não se utilizam da rede de computadores. A mídia oficial ainda difunde a ideia de que no Brasil, "Espiritismo" é sinônimo de Chico Xavier. Kardec ainda é um total desconhecido e seu nome só é utilizado como uma espécie de "cartório" para dar autenticidade as ilusões defendidas por Xavier e por muitos médiuns e palestrantes que seguem as "orientações" do médium mineiro. Kardec ainda é considerado "ultrapassado" na opinião dos devotos de "São Chico Xavier".

Os tempos atuais exigem cada vez mais discernimento. É triste ver a religiosidade cega crescendo nos dias de hoje. O chiquismo merece ser contestado também fora da internet, mas a influência da FEB nos centros ditos espíritas é ainda muito poderosa. 

É um ato de caridade, embora não pareça, desmistificar Chico Xavier, procurando criticar - com firmeza, mas sem ofensas - toda vez que alguém mencionar o médium como uma "liderança" a ser seguida e obedecida. Sei que é difícil corrigir um erro que durou mais de 70 anos e ainda persiste. Mas temos que ter a coragem necessária para que ainda possamos estimular o desenvolvimento intelectual tão necessário à evolução do planeta e que a FEB, Chico Xavier e seu séquito de seguidores travaram para poder satisfazer suas crenças em um Neocatolicismo enrustido que muito confunde e em nada esclarece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um