Pular para o conteúdo principal

O anti-Malafaia: tão picareta quanto

(Autor: Kardec McGuiver)

O meu Facebook endoidou de vez. Virou Feichico. Estou sendo atacado por uma avalanche de mensagens atribuídas a Chico Xavier ou de memes relacionados. Não sei se isso tem a ver como vandalismo contra o túmulo do médium ou se e uma reação às polêmicas do Silas Malafaia. Mas tudo aconteceu tão ao mesmo tempo que é impossível não imaginar a relação entre os fatos.

Porque estou dizendo isso? Porque é uma hipocrisia xingar um líder religioso como o Malafaia, elogiando outro, tão errado quanto. Os erros de Chico Xavier foram diferentes dos de Malafaia, mas de igual gravidade. Ambos merecem ser questionados da mesma forma.

Só que o "Espiritismo" brasileiro conseguiu varrer para debaixo do tapete suas falcatruas. Lança mão de uma intensa e bem-sucedida campanha publicitária que apagou da memória todas as provas de charlatanismo do médium que nunca foi espírita, mas é considerado como maior autoridade na doutrina. Mesmo não entendido uma só linha do que foi escrito nas obras da codificação.

Afinal, Chico Xavier era católico e para o Catolicismo é que ele vivia. Entrou de paraquedas no Espiritismo só porque conseguia se comunicar com espíritos tão farsantes quanto ele – os afins se atraem. 

Seduziu pessoas e acabou gostando de permanecer como "maior liderança" daquilo que não entendia nada, pois angariou prestígio e (fanática) admiração. E nem precisava. Bastava ter fé. Mesmo que a fé "ensine" tudo errado. Se Chico Xavier disser que um mais um são cinco, está tudo certo. Um mais um são cinco. "É o velho Chico que diz, e ele nunca erra…."

Ah, mas ele fez caridade. Que caridade? Cadê as provas? Cadê a nota fiscal? Houve transformação na vida de seus supostos ajudados?  Uberaba é o maior IDH do planeta? E publicando suas frasezinhas, que parecem copiadas de livros de autoajuda (que ajudam mais os próprios autores do que quem os lê), o mundo vai mudar? Se a resposta de odas essas perguntas for negativa ou hesitante, certamente, Chico Xavier não merece ser considerado um "símbolo de bondade".

Estas frases postadas aos montes no Facebook indicam a ingenuidade do povo brasileiro a confiar em um estereótipo de bom mocismo que não corresponde com a realidade. Infelizmente, Chico Xavier virou um fantasma a assombrar o Brasil. E ainda aguardamos qual caça-fantasmas que irá exterminá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um