Pular para o conteúdo principal

Como combater a deturpação do Movimento Espírita Brasileiro?

(Autor: Profeta Gandalf)

Uma coisa que entristece todos aqueles que usam alógica e querem seguir fielmente a doutrina codificada por Kardec, é que os erros embutidos na versão brasileira da doutrina estão bastante arraigados, fazendo inclusive parte das normas de funcionamento das casas espíritas, proporcionando um sincretismo enrustido que mais confunde do que ensina.

Do mesmo modo como acontece com aqueles que não curtem futebol, completamente ignorados por uma massa hipnotizada que vê nesta modalidade esportiva uma compensação forçada para a felicidade que não conseguem adquirir de modo mais concreto, os espíritas mais lógicos também são desprezados pelas grandes massas que, deslumbrados com a figura carismática de Chico Xavier, o adotam como se ele tivesse também participado da codificação, com muitos acreditando infantilmente que o espírito de Kardec habitava seu corpo. Um erro bastante agressivo, mas infelizmente obedecido por uma grande maioria.

Aliás, o carisma de Xavier faz dele o líder máximo do Movimento Espírita, no Brasil e, apesar da sua personalidade submissa, o que vinha de sua boca se transformava em lei para os seus seguidores, sem analisar o proposto real do que era dito. E muita confusão surgiu a partir disso, infelizmente permanecendo na "bula" da doutrina, resultando naquilo que vemos hoje.

E como combater isto? Devemos ir aos centros e conversar com os diretores e administradores que isso não é assim, é assado? É meio difícil, já que se na maioria dos centros, os próprios administradores seguem fielmente os ditames da FEB, entidade que apoia todos esses erros quando na verdade deveria combater, em outros centros, há interesses a serem mantidos com os procedimentos febianos. É quase impossível qualquer conversa, sem tensões.

Os brasileiros, que em vários setores (lazer, esportes, cultura, política, cotidiano, etc.) tem demonstrado uma aversão teimosa ao questionamento profundo e uma preferência aquilo que seja puramente emotivo, certamente preferem o Espiritismo do jeito que está, com médiuns carismáticos transformados em líderes, rituais que não combinam com um ambiente de estudo e crenças em absurdos que não fazem o menor sentido. Tudo isso com a reprovação de Kardec e de todos os encarnados e espíritos que participaram das pesquisas que resultaram na codificação.

Tentar mudar o esquema de funcionamento dos centros seria o ideal. Mas para isso, teria que se conversar muito e não é uma tarefa fácil, já que além de tudo que falei, muitas obras de conteúdo duvidoso, lançadas em nome da doutrina, ainda regem o funcionamento dos centros. Combater gente com prestígio como Zíbia Gasparetto e Divaldo Franco, exige o mesmo prestígio para quem estiver disposto a questioná-los. As pessoas obviamente vão preferir ficar do lado de gente consagrada, já que, tradicionalmente, na sociedade brasileira, o prestígio de quem diz vale mais do que a ideia que é dita. Se uma pessoa de prestígio fala algo correto, tudo bem. Mas se diz algo errado, ferrou tudo e tal asneira vira lei. Por isso que é tão difícil combater esse estrago que deveria ter sido evitado há décadas.

Cabe aos que, como eu, não concordam com essa mistureba na doutrina, digna de lavagem de porco, se unirem e continuarem com o seu trabalho de questionamento, angariando aos poucos a simpatia de mais pessoas e com isso, angariar prestígio forte para combater esses nomes consagrados que usam o seu prestígio, somada a sua falta de informação, para difundir um monte de ideias que confunde e muito as cabeças inocentes de quem as ouve alegremente.

Façamos a nossa parte e insistamos nela. A luta, eu sei, é difícil e dolorosa e desperta a ira de quem está do lado dos mistificadores. Mas se insistirmos em nosso combate, com certeza quem estiver do lado da razão vai entender que todo esse misticismo foi em vão e serviu apenas para dar prestígio e dinheiro a quem não estava muito interessado em saber mais sobre a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um